A tendência das madrinhas usarem a mesma cor de vestido ou ter uma paleta cromática para escolher tem angariado cada vez mais noivas. Você sabe de onde vem essa tradição? Apesar de ser muito usual nos Estados Unidos, ela tem origem na idade média, época na qual as madrinhas se vestiam iguais à noiva para a proteger de sequestros, que eram comuns naquela época, e dos maus espíritos.
Nos dias de hoje, é impensável alguma madrinha pensar em ir com a mesma cor do vestido da noiva. Mas elas seguem peça importante na composição do altar.
Para ajudar na escolha, Loiane Lopes, sócia e proprietária da Loja Loi Vestidos de Festas, e a Raissa Fernandes, consultora de imagem e membro da AICI Brasil (Associação Internacional Sobre Consultoria de Imagem). Fiquem atentas às dicas.
Como escolher a cor ou a paleta de cores das madrinhas?
A cor é o primeiro elemento notado pelos convidados e reflete a personalidade da noiva. Mas é importante levarmos em consideração:
- As cores que serão usadas na decoração da igreja e na festa, caso sejam em locais separados.
- No estilo do local da festa: se é um salão mais clássico, ou uma fazenda, ou um mini wedding.
- Qual o perfil das mulheres que serão as madrinhas. Loiane Lopes cita que é interessante trabalhar com uma paleta que tenha mais do que quatro variações de cores e com tons mais frios ou quentes, para que as madrinhas possam escolher qual cor combina mais com o seu tom de pele, cabelo e personalidade.
- O horário do evento. Raissa destaca que, para cerimônias realizadas durante o dia, as cores mais claras funcionam super bem, enquanto à noite a preferência são pelas cores mais profundas.
- Qual a personalidade da noiva? Se for mais romântica e delicada, os tons de azul e rosa-claro ficam mais em harmonia. Se a noiva é mais comunicativa e extrovertida, matizes quentes e brilhantes, como o amarelo, podem funcionar melhor, aponta a consultora de imagem Raissa.
Escolher ou não a modelagem do vestido?
Nos Estados Unidos, essa tradição é bem forte, pois lá é possível comprar vários vestidos iguais em uma única loja e por preços baixos. Já no Brasil, esse cenário é mais complicado. Então, caso você opte por escolher o modelo, seria interessante a noiva fornecer o vestido como forma de lembrança ou mimo para as madrinhas, sugere a empresária Loiane Lopes.
Mas é importante ficar atenta para o fato de que escolher o modelo do vestido pode ser um desafio, principalmente quando se tem muitas madrinhas no cortejo. É fundamental que elas se sintam confortáveis e bonitas, e cada corpo acaba sendo valorizado com um tipo de modelagem. Então, se puder, construa isso com as madrinhas e tenha o consentimento de todas elas, assim você evita futuras dores de cabeça.
E recomendações são sempre bem-vindas, aponta Raissa. Vale a noiva citar se quer ou não muito brilho, se quer decotes mais singelos, informar a cor dos vestidos que serão usados pelas mães dos noivos, entre outras informações que ajudam a guiar as madrinhas.
E quais as tendências de cores?
Raissa destaca a cor do ano apontada pela Pantone: o Living Coral. O matiz comunica alegria e energia com um toque de leveza. Já Loiane aposta em tons como nude/rosa, Tiffany, azul serenity, collor bock, marsala, candy collor ou pastel.
Não fique com receio de tomar a decisão da escolha da paleta de cores, é interessante contar com a ajuda do seu assessor de eventos ou com uma consultora de imagem para te ajudar na construção da cartela.
As madrinhas têm recebido cada vez melhor essas informações, principalmente quando elas possuem variações para escolher. É importante que você seja flexível com elas também. O ideal é que se comunique todas essas informações no dia que for fazer o convite para elas serem as madrinhas de casamento.
Maria Eduarda Santos é publicitária e proprietária da empresa Respira Eventos (@respiraeventos). A produtora tem MBA em gestão de eventos e cerimoniais de luxo, feito com os principais profissionais do Brasil no ramo de festas. Escreve quinzenalmente em revistadonna.com.