Assim que se ouve o desejado "Eu aceito", os noivos dão início a uma verdadeira maratona para acertar cada detalhe do casamento. Parece uma missão impossível? É justamente para desmitificar essa ideia que a estilista e wedding planner Sol Azulay ensina o passo a passo para um grande dia dos sonhos no programa Feito com Amor, que vai ao ar às quartas-feiras, às 22h30min, pelo canal pago GNT.
A cada episódio, Sol busca soluções criativas para fazer com que a cerimônia seja a cara dos noivos. Vale de tudo – inclusive, colocar a mão na massa, com tutoriais de "faça você mesmo".
– O maior desafio é fazer caber dentro da expectativa de orçamento dos noivos tudo aquilo que eles anseiam. Um casamento vai ser caro de qualquer forma, então o importante é que tenha, de fato, a sua essência, para que esse dinheiro seja bem empregado – explica.
Quer aprender com a especialista como fazer de seu grande dia um momento ainda mais especial – e que tem tudo a ver com vocês? Veja as dicas de Sol Azulay:
Primeiro, o local
Antes de qualquer outro detalhe, defina exatamente qual será a locação do casamento. Impacta tudo, do estilo do vestido ao bufê. Toda a festa é desenhada com base no local escolhido para o grande dia – inclusive, seu orçamento. Muitas vezes, o espaço conta também com iluminação ou mobiliário incluso no pacote, o que não apenas diminui os gastos, mas também o trabalho de buscar e contratar estes serviços à parte. Não esqueça: o local precisa conversar com o perfil do casamento que você sempre sonhou. E ser perfeito!
A época ideal
Esteja atenta ao calendário na hora de definir quando será a cerimônia. Se você mora em uma cidade quente _ como Porto Alegre no verão, inclusive _, precisa levar isso em consideração ao escolher a data, também por conta do local em que será a cerimônia e a festa. Se você optar por realizar em uma área externa, por exemplo, é importante ter em mente que a temperatura precisa ser agradável.
Economize no dia
Por conta dos compromissos do dia a dia dos convidados, é sabido que a maioria dos casais opta por celebrar a união em finais de semana, sobretudo no sábado. Mas vale lembrar que, se houver possibilidade de fazer sua festa durante a semana, os custos podem ser bem menores. Você encontra menos concorrência nas agendas das casas de serviços e até das locações necessárias.
Durante e antes também
Você talvez tenha ouvido de uma amiga que já foi noiva: "Ah, deveria ter curtido até mais a época de preparativos! A festa passa tão rápido". E isso não pode ser mais verdadeiro! Aproveite cada pequeno momento do "antes" como se já fosse o grande dia. Na medida do possível, não encare como tarefas angustiantes a busca pelo vestido, a prova do menu. Por que não tornar essas ocasiões especiais também? Planejar um casamento não pode (nem precisa!) ser um estresse completo, e, sim, uma época de alegria. Comece a pensar em seus planos com, pelo menos, um ano de antecedência, e aproveite ao longo dos meses. A festa é somente a cereja do sundae!
Já acabou? Quero mais!
Noivos chegam ao final da festa com sensação de quero mais. Afinal, foi tanto tempo de preparação! Se vocês quiserem curtir um pouco mais, vale avaliar, desde o início, a possibilidade de contratar horas extras dos serviços. Se vocês são do tipo festeiro, não custa orçar, pelo menos, uma hora a mais de comemoração.
À sua maneira
Todo ano, a indústria de casamentos traz novidades e seduz os noivos com tendências. Mas será que você precisa mesmo seguir? Tente ao máximo se livrar das tais festas prontas _ que mais parecem um combo, sem levar em conta a individualidade do casal. Quanto mais você segue seus instintos, deixa de se preocupar em seguir o que está na moda. Sua festa precisa ter a essência do casal para ser inesquecível. E só!