Um dos itens de destaque em qualquer casamento, o buquê é quase sempre escolhido após a noiva definir alguns itens: vestido, sapato, penteado e maquiagem. Para acertar neste detalhe fundamental do look, confira algumas dicas:
Leia também:
:: Alô, noivas: 4 dicas para escolher o vestido, o penteado, e a make ideais:: 4 passos para fazer a lista de convidados sem estresse:: 9 dicas para não errar na escolha do vinho e do espumante
1. Qual o tamanho?
Para definir o tamanho do seu buquê é importante ficar atenta a sua altura. É indicado que mulheres mais baixas optem por flores menores e ramos redondos. Já as altas podem optar por flores grandes e ramos mais longos. Faça um teste com o buquê (nem precisa estar com vestido do casamento): veja se p efeito fica harmônico.
2. As flores devem ser a mesma da decoração?
Não! O buquê é um acessório do seu vestido, para complementar e destacar o look do dia. Logo é importante que você não use as mesmas flores da decoração.
3. Como devo segurar o buquê?
Se o seu buquê for redondo ou estilo cascata, o correto é segurar junto ao corpo, colocando sua mão encostada ao osso do quadril. Isso deixará sua mão mais firme na hora de andar e a ajudará com o nervosismo da hora.
Se seu buquê for estilo braçada (foto abaixo) você deve deixar os caules na mão e as flores apoiadas no antebraço.
4. Como escolher a cor?
Alguns cerimonialistas ou estilistas indicam que a cor esteja em harmonia com a maquiagem, principalmente com a cor do batom. Mas tem quem prefira focar no tom da pele da noiva para fazer a combinação. Por exemplo, noivas morenas combinam com cores vivas, como o amarelo, já as loiras e de pele clara ficam bem com tons brancos, pastel ou mais fortes, como o vermelho. As ruivas podem explorar cores mais quentes, como o laranja. Você deve focar no que lhe agrada e no que ficará mais harmônico com todo o visual.
Importante: veja se cor, tamanho e estilo do buquê não irão roubar a cena na hora da sua entrada. Eu não indico buquês vermelhos ou tons muito fortes, pois ofuscam e prendem o olhar dos convidados. Principalmente, se forem redondos e grandes.
5. O estilo do vestido pode influenciar?
Sim, pode. Para um vestido mais clássico, com cauda e véu, o buquê pode ser estilo cascata. Para vestidos mais elaborados, com bordados e pedras, algo mais simples pode valorizar mais.
Se o vestido for simples, você pode ousar um pouco mais no buquê, principalmente nas cores.
6. Como escolher o tipo de flor?
O ideal é você ver quais flores são da mesma época do seu casamento: além de ser mais fácil de encontrar, custam menos.
Dica: se o casamento for no verão, combina colocar algumas folhagens verdes junto ao buquê. Se for no inverno, as flores podem estar mais juntas, em um formato mais compacto.
Agora para finalizarmos, mais algumas dicas básicas e rápidas:
- Opte por flores com pouco cheiro.
- Avalie se quer jogar o seu buquê na cerimônia. Caso não, faça um menor para esse momento;
- Faça uma prova do buquê para não ter surpresas no dia.
- Este item deve ser um extensão da sua personalidade, então pense com carinho e dedique um tempo para essa escolha.
Leia também:
Maria Eduarda Santos é publicitária e proprietária da empresa Respira Eventos (@respiraeventos). A produtora tem MBA em gestão de eventos e cerimoniais de luxo, feito com os principais profissionais do Brasil no ramo de festas. Escreve quinzenalmente em revistadonna.com.