Se você tem cachorro em casa, talvez já tenha se surpreendido com um possível mau cheiro vindo do focinho do animal. Esse sintoma costuma ser indício de um simples acúmulo de bactérias na prega nasal, mas também pode ser um sinal de que o seu pet está com um tumor na boca. Há a possibilidade de ser, ainda, um problema dentário.
A seguir, entenda melhor o problema e saiba o que fazer para cuidar de seu bichinho:
A dobra de pele sobre o nariz
Se o seu cachorro tem o nariz socado para dentro, como no caso dos buldogues, é comum sentir um mau odor vindo do nariz - e, neste caso, é do nariz mesmo. Para esses animais, costuma ser apenas acúmulo de pelos mortos ou bactérias que deixam o cheiro bem ruim. A boa notícia é que há tratamento, e é bem em conta, se limitando a higiene da pele envolta do nariz do seu mascote. Um pano seco passado delicadamente todos os dias nas dobras da pele perto do nariz podem ajudar a resolver o problema. Um alerta: não use produtos como perfume e desodorizantes nessa região. Há algumas pomadas no mercado pet que têm como finalidade deixar essa parte do corpo de seu cachorro mais sequinha - mas, antes de aplicar, peça orientação ao veterinário para saber qual a melhor opção no caso especifico da anatomia do seu mascote. Pomadas para assadura podem até ser liberadas, mas quando usadas com muita frequência, podem alterar o delicado equilíbrio da microbiota daquela região e piorar a situação.
Às vezes, nada tem a ver com o nariz o cheiro ruim que exala da região. O odor pode vir da boca. Muitos espirros são, na verdade, problemas antigos nos dentes do seu cachorro que acabaram afetando a raiz do dente, e por questões anatômicas, são excretadas pelo nariz. Animais mais velhos podem ser um exemplo disso. Sendo assim, vale observar de perto como anda a saúde da boca do seu pet. Mesmo que você não tenha os conhecimentos necessários para entender, é abrindo a boca do mascote que a gente se dá conta de que o problema está, literalmente, mais embaixo.
Tumores
Costumam ser a parte ruim do mau cheiro vindo do nariz, e pode surgir, sobretudo, em cães velhinhos. Mais uma vez, é comum que o problema esteja na boca e não no nariz. Alguns tumores de gengiva, palato e nariz também resultam em cheiro ruim no focinho. Um veterinário pode ajudar você a descobrir se esse é o caso.
Ouvido
Cheiro ruim no nariz pode ser do ouvido? Sim! O odor que você acredita vir do focinho está, na verdade, dentro do conduto auditivo do seu pet. Alguns cães coçam o ouvido machucado e depois levam a pata à boca para cheirar, o que explica o sintoma.
Olhos
Sim, o odor pode ser ocasionado por alguma questão envolvendo os olhos, mas esses casos são mais raros. Inflamações oculares podem escorrer até o nariz do seu bichinho, mas são evidentes demais para o tutor confundir com problemas nasais ou odontológicos.
Pulmão e traqueias
Secreções fétidas que saem do nariz apontam para prognósticos sombrios e, seguramente, a saúde de seu pet já estaria muito comprometida. Além do odor, sintomas como tosse, emagrecimento, falta de ânimo e de apetite, além de febre, podem indicar doenças pulmonares.
Daisy Vivian é diplomada pela UFRGS em Medicina Veterinária e Jornalismo. É autora dos livros "Cães e Gatos Sabem Ajudar Seus Donos" e "Olhe-me nos Olhos e Saiba Quem Você É", histórias reais sobre pessoas e seus animais de estimação. Escreve semanalmente em revistadonna.com.