No final da tarde, pouco antes de fechar o consultório, um tutor preocupado pode fazer uma inusitada pergunta: meu cachorro está morrendo ou dormindo? E não pense que a dúvida é rara, ainda mais nos cães com menos de oito meses de idade. Às vezes, os tutores brincam tanto com seus mascotes, ou estes se metem em tantas confusões, que a pergunta se mostra inevitável: o cachorro está dormindo porque está com sono ou ficou doente?
Saiba que alguns cães podem dormir mais da metade do dia, em diferentes momentos - tarde e noite - somando mais de 12 horas de sono ao longo do dia. E se estamos falando de um filhote, isso pode aumentar para 16 horas, sem ser digno de preocupação.
Para saber quanto tempo dorme um filhote de cachorro esteja atento a quatro fatores, a saber: raça, idade, metabolismo e atividade física.
Raça
Algumas raças são mesmo muito sonolentas, como o Shit-zu, Lhasa Apso e Pequinês. Esses animais, tranquilamente, dormem 16 horas por dia. Seu filhote pode acordar no meio da noite, fazer xixi, tomar água e voltar a dormir. Essa característica, de dormir muito, se mantém durante a fase adulta, o que faz desses animais excelentes companhias para quem tem o costume de esticar um sono até o meio-dia de domingo.
Idade
Independente da raça do seu cachorro, filhote é como criança pequena: sempre faz um soninho depois do almoço. Além disso, até mesmo filhotes de raças reconhecidamente alertas, como Pastor Alemão, precisam ter horas de sono durante a infância. É importante respeitar esses momentos que podem levar de duas a quatro horas consecutivas no meio da tarde, esticando para oito a 10 horas à noite. Claro que tem filhote que distribui essas horas em diferentes horários do dia, o que pode fazer com que ele acorde às 6h da manhã com aquela energia toda para brincar por ter dormido à tarde.
Metabolismo
Em alguns momentos do dia é sabido que seu pet vai procurar uma caminha: depois de uma boa refeição, após o banho e depois de muita brincadeira e agito.
Atividade física
Deu um cansaço no filhote? Jogou bola por quase duas horas sem parar? Então não espere que ele acorde antes de cinco horas de soninho. Assim como acontece após as refeições, depois dos esportes os filhotes também costumam dormir bastante.
E se for doença?
Mas se depois desse sono todo ele acordar desanimado e preferir voltar a dormir, alto lá! Pode ser doença infecciosa chegando no recinto. Converse sobre o veterinário se foi súbita a necessidade de seu mascote em dormir ou ficar sonolento boa parte do dia.
Cachorros mais velhos
Mas atenção! Cachorros mais velhos também costumam dormir por mais tempo. Cães idosos de raças dorminhocas voltam a ser bebês de cachorro, ou seja, dormem muito. Não exija de seu pet mais envelhecido a disposição de outros tempos, até porque alguns já podem estar desenvolvendo doenças no sistema locomotor e isso inclui as dolorosas artroses.
Certifique-se de que o repentino cansaço e necessidade de dormir é mesmo coisa da idade. É claro que animais adoecidos também podem passar muitas horas em repouso, mas essa quantidade de sono alterada é algo que o tutor consegue identificar rapidamente.
Daisy Vivian é diplomada pela UFRGS em Medicina Veterinária e Jornalismo. É autora dos livros "Cães e Gatos Sabem Ajudar Seus Donos" e "Olhe-me nos Olhos e Saiba Quem Você É", histórias reais sobre pessoas e seus animais de estimação. Escreve semanalmente em revistadonna.com.