A gatinha recém-trazida de abrigo e já está na janela querendo namorar? É, quanto mais vira-lata for sua mascote, saiba que mais cedo ela entrará no cio se comparada às gatas persas, por exemplo. E isso muitas vezes pega os donos de surpresa! As pessoas acreditam ainda ter uma filhote em casa e o animal já começa a dar sinais de cio.
Essa é uma das razões que justificam a castração em gatas em uma idade bem precoce (seis meses), porque muitas delas já se mostram maduras sexualmente exatamente com essa idade. No entanto, o cio da gata é sazonal e tem muito a ver com a quantidade de sol durante o dia. Loo, dependendo da estação do ano em que a gata atinge essa idade, pode retardar o cio.
Sendo assim, ela pode estar no cio com sete, oito ou até nove meses. Mas lembre-se que isso também tem a ver com conformação física (gatas famintas não ciciam) e herança genética.
Embora esteja madura em termos reprodutivos, saiba que não é recomendado uma gata tão jovem dar cria, logo no primeiro cio. Apesar dessa situação acontecer na natureza, seria como uma garota de 13 anos ser mãe. Seria interessante esperar mais alguns meses, tempo em que ela se torna um animal mais robusto.
Além disso, uma gata mais crescida é mais bem alimentada. Assim, enfrenta-se melhor algum contratempo que a gestação e/ou parto possam provocar em uma gata com menos de um ano de idade. Além disso, gatas muito jovens que se tornam mães brincam menos durante o período de gestação e pós-parto já que estão atarefadas com as lides dos filhotes.
Daisy Vivian é diplomada pela UFRGS em Medicina Veterinária e Jornalismo. É autora dos livros "Cães e Gatos Sabem Ajudar Seus Donos" e "Olhe-me nos Olhos e Saiba Quem Você É", histórias reais sobre pessoas e seus animais de estimação. Escreve semanalmente em revistadonna.com.