Uma das principais recomendações dos órgãos de saúde para evitar o contágio pelo coronavírus, as máscaras de proteção também ganharam versões produzidas por grandes marcas de moda. Muitas delas, inclusive, revertem uma parte ou a totalidade dos lucros para projetos sociais, e outras oferecem o acessório a preço de custo.
Segundo as mais recentes recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que as peças tenham uma camada externa, com material resistente à água; outra camada mais interna, que absorva a água; e uma intermediária, que deve agir como um filtro. Os acessórios devem, necessariamente, cobrir o nariz, a boca e o queixo. Veja outras diretrizes para o uso das máscaras aqui.
Conheça algumas das empresas que estão investindo em máscaras de proteção:
Lupo
A marca de moda íntima lançou máscaras de proteção com uma tecnologia "bactericida e antiviral". Os acessórios são confeccionados com um fio de poliamida da fabricante Rhodia, que já é usado para peças esportivas da marca - que recebem a tecnologia para matar bactérias que causam mau cheiro por conta da transpiração. Segundo a empresa, não foram feitos testes contra o coronavírus, mas a eficácia contra vírus encapsulados como o Sars-cov-2 foi garantida pela Lupo, que segue os "protocolos têxteis internacionais contidos na norma ISO 18184 (Determination of Antiviral Activity of Textile Products)".
Malwee
A marca de moda lançou a linha Protege, que inclui itens como máscaras e t-shirts. De acordo com a Malwee, as peças são produzidas em tecido com "acabamento antiviral, antibacteriano e antifungos", que usa a tecnologia HeiQ Viroblock, aprovada com eficiência em um laboratório suíço contra o SARS-CoV-2. Os acessórios possuem tripla camada de tecido 100% algodão.
Forum
Em parceria com a artista visual Verena Smit, a Forum lançou a coleção cápsula Stay Positive, que traz frases otimistas para máscaras de proteção e outros itens, como camisetas e blusões.
- @forumpoa
- forumportoalegre.com.br
- WhatsApp: (51)99864-2106
Reebok
Com venda exclusiva pelo e-commerce, a Reebok investiu em máscaras de proteção confeccionadas em poliéster reciclável. Os acessórios contam com duas camadas de tecido "macio e respirável", segundo a marca: internamente, são feitas de malha, e no exterior têm elastano, para ajudar a encaixar no rosto.
Pompéia
A marca gaúcha conta com opções para crianças e adultos, com variados tamanhos e estampas. Dentre os modelos disponíveis no e-commerce, há acessórios confeccionados em algodão sustentável e com forro, além de ajuste por elástico.
Adidas
A marca alemã criou máscaras com a tecnologia Primegreen, uma série de materiais reciclados de alta performance que não usam poliéster virgem. No site, há opções de tamanhos para se adaptar melhor ao rosto de quem usa. A cada pack de máscara vendido, a Adidas doará R$ 10 para o Fundo Global de Resposta ao Coronavírus da Save The Children.
@adidasbrasil
Renner
Para adultos e crianças, a rede gaúcha de fast fashion criou uma série de modelos com opções para os mais diversos estilos. Os acessórios levam o selo Re - Moda Responsável da Renner e são produzidos utilizando a técnica upcycling, com o reaproveitamento criativo de tecidos, reduzindo o impacto ao meio ambiente. A cada máscara vendida, a Renner doará outra para comunidades e profissionais da saúde.