Camila Maccari, especial
Para quem não foge muito de um pretinho básico, o estilo da designer gaúcha Anna Carolina Caldas soa inusitado: saia de oncinha combinada com blusa listrada, estampas xadrez e florais no mesmo look e mais uma infinidade de misturas que formam looks cheios de cor e harmonia. A paixão por moda e o comprometimento com um guarda-roupa e uma rotina pautados pelo mix de cores, texturas, estampas e estilos, inspirou a porto-alegrense a criar o perfil de Instagram @tododiaumprint, onde compartilha suas produções com mais de 20 mil seguidores. E a minibiografia do perfil dá o recado: “Combinar descombinando” é o lema da designer.
O gosto pela ideia de que quanto mais colorido, melhor, é uma herança dos pais. Ela conta que hoje, quando abre o próprio guarda-roupa, percebe a semelhança com a decoração da sala de estar da casa onde cresceu, sempre cheia de recordações coloridas trazidas por eles de viagem.
Formada em Design Gráfico pela ESPM, Anna viu na estamparia, ainda nos tempos de faculdade, uma maneira de se aproximar de sua área de paixão, a moda, e exercer a profissão de designer. Terminou o curso e foi direto para Madri fazer uma pós-graduação em design de estamparia. Na volta, instalou-se em São Paulo, onde vive há dois anos. A mudança teve como objetivo entrar a fundo no mercado e trabalhar como designer têxtil e de estampados.
A capital paulista também chama a atenção nas fotos de Anna: a arte urbana vira cenários tão coloridos quanto os looks montados por ela. Rolar a tela por seu perfil de Instagram é ver um festival de cores, estampas e desenhos tão em sintonia que não causam estranhamento nem em quem não abre mão do estilo minimalista.
Misturar tantas cores e estampas, não impede que Anna se assuma fã de peças clássicas, que são, muitas vezes, a base para as produções. Mas o olhar treinado a ajuda a ressignificar o básico para muito além do branco, preto e cinza – listras, por exemplo, ganham título de peça curinga que vai bem com tudo.
– Acho que ter peças básicas ajuda a criar uma “base” para os looks, e, a partir daí, é possível montar várias opções. Mas percebo que dá, sim, para usar bastante estampa no dia a dia sem precisar de um armário gigante. Tem as curingas, como listras, poás e animal print: investir em peças clássicas com essas estampas permite montar vários looks diferentes usando a mesma roupa nas composições.
Anna é categórica ao dizer que combinar não tem mistério, mas que é preciso se soltar. Com a troca permitida pelo Instagram, a gaúcha percebe que o maior medo na hora de misturar estampas é de simplesmente errar na produção. Os comentários que recebe faz com que sempre pense em quem a acompanha na hora de criar um look com mix de estampas – a ideia, segundo conta, é fotografar uma roupa que possa, de fato, inspirar quem quer um guarda-roupa mais colorido.
– Por existir essa ideia de que com peças estampadas só dá para montar um look, por elas não parecerem “curingas”, eu passei a fazer o exercício de usar a mesma roupa de diferentes formas. Acho importante mostrar que dá, sim, para ter versatilidade com um print.
Para colorir e combinar
Combinar estampas diferentes e peças coloridas vai muito da tentativa e erro. Só você pode saber quais combinações têm a ver com seu estilo e com quais se sente bem ou não. E, como lembra a designer Anna Carolina Caldas, quando o assunto é moda, o importante é sentir-se bem.
Veja dicas para se aventurar na proposta:
Comece pelas listras
Quem não tem roupas estampadas e quer investir em peças diferentes pode começar com as listras.
– Elas são clássicas e combinam com basicamente tudo: pode misturar com estampas florais, geométricas, animal print – diz Anna.
Preste atenção aos detalhes
Para quem ainda não se sente segura em investir em duas peças de roupas estampadas, a dica de Anna é combinar uma clássica e lisa com uma de estampa mais forte. Aí, você pode usar o segundo print no sapato ou no acessório.
Varie a proporção das estampas
Para equilibrar o mix, vale recorrer aos contrastes, como a blusa com um poá grande e a saia com listras fininhas.
Aposte em peças nos mesmos tons
Estampas diferentes com a mesma cor de base formam uma combinação leve, que funciona superbem.
Leia mais: