Michelle Teixeira
Uma marca gaúcha que celebra a estética tropical com mood cosmopolita. Eis a Senplo, que encerra 2017 com muito a comemorar e cheia de planos.
Prestes a completar cinco anos, a grife de Caxias do Sul colhe bons frutos após ser considerada um dos destaques do line-up da mais recente edição da Casa de Criadores, em novembro. A marca ainda foi eleita pela revista GQ como o melhor look masculino da edição, vencendo outras 300 grifes. Como prêmio, a Senplo irá desenvolver uma coleção cápsula que será vendida em algumas lojas da Reserva.
– Quero vender uma imagem do Brasil de uma forma menos óbvia, sem camuflar as pessoas com estampas da nossa flora. Demonstrar uma tropicalidade que não seja apenas a imagem, mas a função do produto – diz Rafael Schneider, diretor criativo da marca.
Esta tropicalidade de que Schneider fala está no conceito das peças produzidas pela grife, apostando no minimalismo, em shapes fluidos e diferentes texturas. Mas, acima de tudo, está no modo de vestir, porque uma coisa é certa: tudo na Senplo tem a ver com o orgânico, com o conforto, como se vê nas coleções para elas e eles, em camisas de viscose e algodão, bermudas de alfaiataria, saias longas, chemises e calças tulipa.
– É engraçado, porque existem muitas marcas com o aspecto tropical, como nas estampas, mas com tecidos sintéticos que não deixam o corpo respirar. Nós preferimos apostar em um design atemporal, que pode ser vendido em qualquer canto do mundo, porém com aquela pitada tropical que vem do contato com a natureza, de sermos despojados e despretensiosos – afirma Schneider.
Esta é a base da Senplo desde seu início: elegância com conforto e despojamento. Em 2013, formado em Design de Produto, Schneider lançou a marca em parceria com o amigo de infância Daniel Bossle, hoje diretor administrativo, e criou um guia que norteia até hoje suas criações: Simples mas sofisticado / Elegante sem pretensão / Nobre sem ser ostensivo / Puro mas poético / Livre de excessos / Opostos em harmonia. Juntas, as iniciais de cada conceito dão origem à Senplo.
– Imagino a roupa não como uma moeda de status, algo que se ostenta, mas como uma extensão dos valores daquela pessoa que a veste – diz Schneider.
Agora, é hora de planejar o futuro. A meta é inaugurar a primeira loja física da Senplo em cinco anos. E em São Paulo, anuncia Schneider:
– Atualmente, essa é a cidade onde mais vendemos, tanto online quanto em multimarcas. E como lá o fluxo é enorme, certamente, teremos público maior para rentabilizar. Depois, se tudo der certo, queremos abrir em Porto Alegre e, quem sabe, uma loja em cada capital do Sudeste.
Onde encontrar
• @senplo
• Lojas Soho e Hip, em Caxias do Sul; Pandorga, em Porto Alegre, e Cartel 001, em São Paulo