Por Matthew Schneier, The New York Times
Quando foi anunciado, em novembro, que Kendall Jenner seria o novo rosto da Estée Lauder, com um cobiçado contrato que já foi de atrizes como Gwyneth Paltrow e Elizabeth Hurley e supermodelos como Joan Smalls, a empresa não divulgou a notícia através do habitual processo de relações públicas, com comunicados de imprensa ou enxurradas de e-mails. Em vez disso, depois que a revista Vogue deu a história em seu site em primeira mão, na expectativa de uma matéria de 13 páginas na revista, Kendall foi encorajada a contar tudo ao público através de sua conta do Instagram. Seu post rapidamente ganhou mais de um milhão de "curtidas", mais de 50 mil comentários e muitos, muitos coraçõezinhos.
Foi mais uma conquista lucrativa para Kendall, de 19 anos, filha de Kris e Bruce Jenner e meia-irmã de Kim, Khloé e Kourtney Kardashian. Sua ascensão aparentemente meteórica nos últimos anos a levou de uma participação menor e mal-humorada no reality show Keeping Up With the Kardashians para uma carreira de modelo adolescente e as passarelas de grandes desfiles de moda (Chanel, Marc Jacobs e Givenchy, entre outros). Nesse processo, mostrou o que é preciso para se tornar uma modelo de primeira linha.
Ela é linda, alta, morena, com olhos lânguidos - assim como centenas de outras garotas que passam pelas passarelas de Nova York, Milão e Paris e milhares de outras que ainda sonham em fazer isso. O que as outras não têm são os 16 milhões de seguidores de Kendall no Instagram, 9,1 milhões no Twitter e 7,3 milhões de curtidas no Facebook (números que certamente já terão aumentado no momento em que você estiver lendo esta reportagem). Como muitas outras garotas de 19 anos, ela usa essas redes sociais para compartilhar fotos de si mesma, sua família e seus amigos. Ao contrário de muitas meninas de 19 anos de idade, ela também as usa para divulgar parcerias e projetos comerciais.
- Acho que o legal é que ela tem essa influência na mídia social aliada à credibilidade da moda que fala à geração do milênio. Ela é única - diz Jane Hertzmark Hudis, presidente da Estée Lauder.
Como suas irmãs mais velhas com suas lojas, linhas de fragrâncias, esmaltes e muito mais, Kendall lida com várias ramificações de negócios que vieram com a fama de sua família. Com sua irmã mais nova, Kylie, ela promove a coleção de roupas e acessórios da PacSun, sapatos da linha Madden Girl de Steve Madden e um romance de ficção científica para jovens que se passa em uma colônia chamada Indra, em um futuro distópico. Mas a associação aos Kardashians, que a pôs em evidência, também a colocou em uma situação peculiar: apesar de ser seguida por milhões, enfrenta a aversão em uma indústria fechada, acostumada a criar suas próprias estrelas e que tem uma relação historicamente cautelosa com a família da moça.
- São definitivamente dois mundos diferentes. Eu me sinto como a Hannah Montana, mas é divertido - garante Kendall, referindo-se à antiga personagem de Miley Cyrus, que vivia uma vida dupla (a pública e a privada) na série da Disney que iniciou sua carreira e fama.
GALERIA! Kendall nas principais passarelas do mundo
Em sua profissão de modelo, ela prefere ser conhecida simplesmente por "Kendall". Pessoalmente, ela é encantadora, mas direta, com uma doçura bobinha, mas não necessariamente tagarela. E afirma que ser modelo é o sonho da sua vida:
- Em casa, me sentava e pedia para meus amigos tirarem fotos de mim com uma Canon que minha mãe tinha me dado de Natal. Obviamente, o que importava era estar diante de uma câmera. É uma coisa que sempre fez parte da minha vida.
As primeiras incursões no mundo das modelos foram pequenas. Em 2011, Kendall apareceu na Semana da Moda de Nova York desfilando para Sherri Hill, estilista de Austin, no Texas, especializada em vestidos de baile de formatura. No início daquele ano, a participação de Kendall em uma sessão de fotos dos vestidos de Hill havia sido um dos acontecimentos de um episódio de Keeping Up With the Kardashians, mas ela era uma coadjuvante de suas irmãs exageradas e melodramáticas. Com uma nova agência, The Society Management, especializada em bookings requintados, Kendall agora tenta mudar sua imagem.
- Tivemos que ser muito estratégicos e específicos para que todos me levassem a sério - ela confessa.
O abismo que existe entre a alta moda e a comercial é tão grande que, quando perguntamos sobre se a bem documentada participação no desfile de Sherri Hill havia sido a estreia de Kendall na Semana da Moda de Nova York, um representante da Society preferiu não confirmar, escrevendo: "Lembro que ela ainda estava na escola nessa época."
Após o anúncio da campanha para a Estée Lauder, as mídias sociais ficaram divididas, tanto a favor quanto contra a nomeação de Kendall. "@EsteeLauder Vocês não têm noção? Vocês realmente entendem seus consumidores? De onde tiraram Kendall Jenner?", perguntou um usuário no Twitter. Mas seus executivos sabem quem são suas clientes - nos Estados Unidos e na Europa, tanto mulheres com a idade de Kris Jenner quanto de Kendall - e quem esperam que venha a ser. De acordo com dados fornecidos pela empresa, no dia do anúncio, o site EstéeLauder.com recebeu um número seis vezes maior que sua média de visitantes únicos aos sábados.
Kendall não analisa as várias interpretações da sua ascensão que existem por aí.
- Algumas pessoas se sentem hesitantes comigo, e titubeiam por alguns segundos, mas quando a oportunidade aparece...
Fotos: Valerio Mezzanotti, The New York Times