A roupa entra na máquina de lavar e você fica torcendo para que saia com a mesma maciez, tamanho e cor que entrou. Apesar de todo cuidado de checar a etiqueta e combinar temperatura, volume de água, ciclo de lavagem e os produtos indicados, é comum bater a chamada ansiedade da primeira lavagem: será que aquele vestido lindo, delicado e que custou caro não vai acabar desbotando ou encolhendo?
? Para ser bonito, o tecido precisa ser saudável. Se você não tira totalmente uma mancha, ele fica danificado. Também se degrada se o produto errado for utilizado ? explica a pesquisadora e cientista Margarita Bahrikeetah, participantes do seminário Future Fabrics, promovido pela P&G em Milão. ? O tecido tem fibras, e essas fibras envelhecem ou se rompem com o tempo. A maioria das pessoas não pensa na roupa com carinho ao jogá-la na máquina. Querem que saia limpa, bonita e cheirosa, mas não se preocupa muito com o processo pelo qual ela vai passar.
O encontro apresentou novidades no cuidado com as roupas e mostrou experimentos que comprovam porque aquele seu vestido preferido terá um futuro triste se não passar a ser lavado com mais cuidado.
? Setenta por cento da sujeira de uma roupa não pode ser vista a olho nu. Você tem que lembrar que sujeira atrai sujeira, por isso uma mancha mal removida acaba voltando ? alerta a pesquisadora. ? Também é importante destacar que o tipo de tecido que usamos hoje é diferente dos que tínhamos há algumas décadas. Na mesma peça, hoje temos uma mistura enorme de componentes, como couro, algodão, resina. Precisamos adequar a forma de lavar a essa nova realidade.
Pensando na maior complexidade de lavar dos dias atuais (as etiquetas de roupas oferecem mais de 900 combinações diferentes de lavagem) e na necessidade de cuidar das roupas para que durem mais, Margarita e outros cientistas participaram do desenvovimento dos pods - pequenas cápsulas colocadas dentro da máquina, que atuam em três frentes: limpam profundamente, condicionam as fibras e trazem de volta o belo do tecido. Segundo Margarita, representam um avanço em relação ao sabão em pó tradicional, que pelo aspecto granulado pode ficar acumulado nas fibras e deixar o tecido mais rígido e esbranquiçado.
*Gabi Chanas viajou para Milão a convite da P&G
:: Mais bonita por mais tempo
- Lave do avesso
- Prefira sempre a lavagem a frio
- Use a quantidade de produto recomendada pelo fabricante
- Adote os ciclos mais suaves da máquina de lavar
- Seque à sombra
- Teste novos produtos na mesma peça e veja como eles se comportam
- Não dispense o amaciante
:: Você sabia?
Em um ano, acumulamos cerca de 50 quilos de sujeira nas roupas.
:: Sujou? Veja como remover os tipos de manchas mais comuns
Lave, condicione e seque com carinho: o mesmo cuidado dos cabelos vale também para manter a beleza das roupas
Redação Donna
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: