Mirella Santos, uma das Gêmeas Lacração, gerou polêmica na terça-feira (5) após afirmar que estaria se formando em Medicina. A informação, entretanto, não era a verdade. Conforme a influenciadora, tudo não passava de uma brincadeira.
Entretanto, no mundo dos famosos, existem os que, de fato, são graduados em Medicina. Enquanto alguns optaram por não exercer mais a profissão, houve quem conseguisse conciliar as carreiras. Confira a seguir sete famosos listado por Donna.
Zezé Polessa
Zezé Polessa, atriz com um currículo que inclui diversas novelas, como Porto dos Milagres (2001), Salve Jorge (2012), A Força do Querer (2017) e Amor Perfeito (2023), se formou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1977. Ela também possui uma pós-graduação em Medicina Social.
Durante uma participação no programa Encontro, a atriz falou sobre como a família teve influência na sua escolha de formação:
— Tinha um tio chamado José Maria, que era médico cirurgião. Ele operou a minha mãe e eu achei, na minha infância lá de nove anos, que tinha salvo ela, então virou meu ídolo. Quando ele soube que fui estudar Medicina, ficou louco. No primeiro ano da faculdade, ele me levou para ver cirurgias e eu desmaiava. Na décima, ele começou a ficar realmente preocupado e disse que eu poderia tentar outras especialidades. Mas sempre fiz teatro também.
Ana Cláudia Michels
Após desfilar em passarelas nacionais e internacionais durante a década de 1990, a modelo catarinense Ana Claudia Michels começou o curso aos 30 anos de idade.
Atualmente com 43 anos, ela atua no Hospital Israelita Albert Einstein, como Clínica Médica, e também no Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, na área da geriatria.
Em 2019, enquanto atuava como interna em um posto de saúde, ela concedeu entrevista ao programa Conversa com Bial e afirmou que o trabalho de modelo não a deixava totalmente realizada.
— Faltava alguma coisinha na minha personalidade. Gosto de colocar a mão na massa e ver toda a riqueza da Medicina — destacou.
Fernando Torres
Reconhecido pelo trabalho como ator, diretor e produtor, Fernando Torres (1927-2008), que atuou nas novelas Baila Comigo (1981), Amor com Amor Se Paga (1984) e Laços de Família (2000), se formou em Medicina no Rio de Janeiro. Porém, a paixão pelas artes e o teatro prevaleceu.
Thelma Assis
Vencedora da 20ª edição do Big Brother Brasil, a paulista Thelma Assis, 39 anos, é graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde obteve bolsa integral através do Programa Universidade para Todos (ProUni). Ela se formou em 2011 e cursou especialização em Anestesiologia.
Durante o reality show, Thelma compartilhou já ter sofrido com episódios de racismo dentro do seu ambiente de trabalho.
— No hospital podem me dar qualquer função, menos de anestesista, de médica — relatou na época.
Após vencer o programa, ela usou sua formação para atuar de forma voluntária em diversos estados do país, na linha de frente no combate à pandemia de covid-19. Neste ano, esteve no Rio Grande do Sul trabalhando no atendimento às vítimas da enchente que atingiu o Estado.
Ken Jeong
O ator, produtor e escritor Ken Jeong, conhecido pela série Community (2009-2015) e o filme Se Beber Não Case (2009), é graduado em Medicina pela University of North Carolina, nos Estados Unidos.
Depois de concluir os estudos, passou a se dedicar também às artes cênicas, conciliando as duas profissões. Atualmente, ele não atua na área da Medicina. Em seu primeiro papel no cinema, no longa-metragem Ligeiramente Grávidos (2007), ele interpretou um médico.
Eva Longoria
Com participações em séries de sucesso como Desperate Housewives (2004-2012), Only Murders in the Building (2021-) e Brooklyn-Nine-Nine (2013-2021), a atriz Eva Longoria também integra a lista de artistas com formação em Medicina.
Graduada pela Texas A & M University-Kingsville, ela concluiu seus estudos e se mudou para Los Angeles. Na Cidade dos Anjos, acabou se dedicando à carreira de atriz.
Marcela McGowan
Assim como Thelma Assis, Marcela McGowan também participou do Big Brother Brasil 2020 e é formada em Medicina. A paulista, que possui especialização em ginecologia e obstetrícia, também atuou como médica voluntária durante as enchentes do Rio Grande do Sul.
Com a influência, Marcela passou a utilizar os conhecimentos acadêmicos e profissionais para falar sobre prazer feminino e a saúde da mulher nas redes sociais.