Giovanna Ewbank, 37 anos, se emocionou ao falar de racismo no programa Sábia Ignorância, exibido na última segunda-feira (22) no GNT. Mãe de Titi, 11 anos, Bless, nove e Zyan, quatro, ela refletiu sobre o quanto precisou se aprofundar no tema com a chegada da primogênita.
A menina, nascida no Malawi, país do continente africano, foi adotada pela apresentadora e pelo ator Bruno Gagliasso, em 2016.
— A Titi foi um oceano desconhecido, de fato. Para mim, foi tudo de um dia para o outro. Além do maternar e do amor, ainda tem o fato dela ser uma menina preta. Eu conhecia o racismo, mas era uma mulher branca que achava que sabia o que era até me aprofundar e aprender o que de fato é o racismo no dia a dia — declarou.
Giovanna salientou que a chegada da filha a fez mudar a forma como observa o preconceito estrutural. Segundo ela, o fato de não ter conhecimento sobre o racismo era uma ignorância de sua parte:
— Eu me culpo muito de não ter me aprofundado antes da chegada da minha filha. Para mim, é dolorido pensar que a minha filha teve que chegar para eu ter que me interessar e querer me aprofundar sobre o assunto. É uma ignorância que não é sábia.
A apresentadora, que celebrou 14 anos de casamento com Bruno Gagliasso em março deste ano, não segurou a emoção ao falar sobre a mudança que ocorreu dentro da sua família.
— Todas as pessoas ao meu redor, hoje, têm uma visão de que o racismo é esmagador, é cruel. E essas pessoas também têm a vontade de mudança, que é um trabalho de formiguinha e com muito amor, para tentar mudar e tocar o máximo de pessoas possíveis — afirmou.