Após hiato de quase dois anos, Rodrigo Simas, 31 anos, volta às telas no dia 21 de janeiro para o remake da novela Renascer (1993), de Benedito Ruy Barbosa. Conforme avalia o ator, a pausa na televisão foi importante para amadurecimento na vida pessoal.
Simas, que estreou na TV em 2009 e, desde então, seguiu emendando um trabalho atrás do outro, havia se desligado da TV Globo em 2022. O ator, ao lado dos irmãos Felipe Simas (vilão de Fuzuê, novela das 19h) e Bruno Gissoni (que está na série Rio Connection, da Globoplay), cumpriu uma longa trajetória na emissora, e surpreendeu o público ao ser confirmado na produção em outubro deste ano.
— Há dois anos, saí, entre aspas, da TV. E isso me trouxe uma liberdade a mais para fazer outras coisas — revelou em entrevista ao jornal O Globo publicada nesta quarta-feira (13).
Segundo o ator, foi no teatro em que passou por um "processo de amadurecimento pessoal". Em Prazer Hamlet!, espetáculo escrito e dirigido por Ciro Barcelos, Rodrigo subiu sozinho ao palco pela primeira vez para interpretar sete personagens inspirados no clássico shakespeariano.
— Sinto que saí um pouco da caixinha em que eu sempre me coloquei e me colocaram. (...) Então, acho que é tudo um processo de maturidade, sabe? Veio aí, para mim, toda a revolução dos 30 anos, com vários questionamentos — revelou o artista.
Nesse sentido, Simas se refere a ter falado abertamente, pela primeira vez, sobre sua orientação sexual. Em março, durante a divulgação do espetáculo, o ator afirmou ser bissexual em uma entrevista.
— Vivo um momento de mais tranquilidade, de não me importar tanto com o que os outros pensam. E acho que há uma coisa da sociedade hipócrita em que a gente vive, e que vai repreendendo cada vez mais as pessoas, para elas não poderem ser só o que são. Nesse sentido, é até bom falar sobre isso, para naturalizar. Mas acho que esse tema tem que parar de virar pauta. Está aí uma coisa normal. O mundo é assim, muito mais assim do que todo mundo sabe — opina ele, que namora há cinco anos com a atriz Agatha Moreira.
— Para mim, não foi uma escolha falar a respeito disso, como se dissesse: "Ah, agora vou me pronunciar". Não... Simplesmente surgiu! Uma jornalista me perguntou sobre isso, eu estava dentro de um teatro falando sobre a peça que aborda essas questões de Hamlet... Acho que tudo acontece por algum motivo.
José Venâncio em Renascer
Na trama rural ambientada em Ilhéus, na Bahia, Rodrigo Simas dará vida a José Venâncio, filho do protagonista e produtor de cacau José Inocêncio, interpretado por Humberto Carrão (versão jovem) e Maurício Pereira (na segunda fase da novela). Irmão de José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcelo Mello Jr.) e João Pedro (Juan Paiva), o personagem vive ressentido pela falta de afeto do pai desde a infância.
Além disso, enfrenta um dilema familiar ao lado da esposa Eliana (Sophie Charlotte) — com quem tenta, há muito tempo, ter um filho —, após se apaixonar por Buba (Gabriela Medeiros), uma mulher transexual. Segundo o autor, Bruno Lupieri, esse é um dos núcleos que mais trarão novidades em comparação à versão original. Em 1993, a novela apresentou Buba como uma pessoa "hermafrodita", termo que caiu em desuso.
Simas afirma ser "importantíssima" essa atualização e conta a felicidade por participar do projeto.