A duquesa de Sussex e esposa do príncipe Harry, Meghan Markle, 41 anos, saiu vitoriosa em um processo de difamação movido contra ela em 2021 por sua irmã, Samantha Markle, 58. A ação foi rejeitada nesta quinta-feira (30) por um tribunal dos Estados Unidos, segundo o The New York Post.
Samantha a acusa de ter espalhado "mentiras comprovadamente falsas e maliciosas" a seu respeito durante entrevista concedida à apresentadora norte-americana Oprah Winfrey em 2021, ao lado do marido. No programa, a duquesa disse ter crescido como filha única.
Logo após essa declaração, sua irmã alegou publicamente que esse discurso a submetia à humilhação e ao ódio. Elas são filhas do mesmo pai, Thomas Markle, mas têm mães diferentes.
Segundo a acusadora, as falas de Meghan fariam parte de um plano para manter uma narrativa de que ela teria "origem em uma família humilde". Na ação judicial, exigia que a duquesa retirasse as acusações de racismo que fez contra integrantes da família real, como a rainha Elizabeth II e o rei Charles III. Ela pedia ainda o pagamento de US$ 75 mil.
Para Michael Kump, advogado de Meghan, o processo não tem fundamento e as alegações são extremamente ofensivas.
— A autora está discordando das impressões de Meghan sobre sua própria infância, e isso não é um assunto apropriado para um tribunal — argumentou.
Conforme informações da agência de notícias Associated Press, a juiza distrital dos Estados Unidos Charlene Edwards Honeywell apontou que a esposa do príncipe estava apenas emitindo uma opinião sobre sua infância e seu relacionamento com a irmã. A magistrada reforçou que, então, não poderia se tratar de um relato comprovadamente falso e, por isso, o processo foi arquivado.
Os desentendimentos entre as irmãs não são recentes. Antes da polêmica entrevista, a duquesa já acusava Samantha e o pai de venderem histórias falsas sobre ela e a família real para jornais britânicos. Após conflitos com a realeza britânica, Meghan e Harry se mudaram para os Estados Unidos, onde moram com os filhos Archie, três anos, e Lilibet, um.