Fernanda Pasivic, eleita Miss Bolívia Universo 2022, perdeu oficialmente sua coroa nesta quinta-feira (1º), após um vídeo em que aparece fazendo comentários preconceituosos sobre representates de outros países viralizar. Em publicação no Instagram, a Gloria Promotions, organizadora do concurso, afirmou ter repassado o título a Camila Sanabria, atual Miss Grand Bolívia. Ela representará o país no próximo Miss Universo.
Indignada com o desfecho, Fernanda postou um comunicado, no qual afirma que sua desclassificação foi injusta e nega as acusações de má-conduta.
"A decisão de retirar a coroa de Miss Bolívia é absolutamente injusta, porque nunca fiz comentários, nem declarações racistas ou discriminatórias contra ninguém", iniciou ela.
As imagens, que viralizaram nas redes sociais, mostram a agora ex-miss e duas amigas apontando fotos de outras misses e, em tom de deboche, referindo-se a elas com termos como "transexual" e "Miss Potosi" — em referência negativa a um município boliviano. Essa fala motivou uma denúncia feita pelas autoridades locais, à qual Fernanda respondeu dizendo que sua intenção seria realizar um "experimento social".
Ainda em seu comunicado sobre o caso, ela disse que o concurso estaria endossando fake news.
"Parece-me inédito que nos argumentos que apresenta para o meu despedimento, a Gloria Promotions repita falsas acusações comprovadas, as mesmas que abundaram nas redes sociais juntamente com insultos e queixas contra mim e a minha família. Também acredito que um precedente muito negativo está sendo aberto para o concurso de Miss Universo, já que o título é tirado de uma pessoa por ações que ela não cometeu", declarou, colocando-se acima do resultado. "Um título de beleza é efêmero e a vida é mais que uma coroa. Esses momentos ruins deixam boas lições que vão me ajudar a crescer como pessoa e alcançar todos os objetivos que tenho", disse Fernanda.