Capa da mais recente edição da revista Allure, a atriz Jennifer Aniston revelou, pela primeira vez, que tentou engravidar há alguns anos, mas não conseguiu. Na entrevista, publicada nesta quarta-feira (9), o assunto veio à tona quando a artista de 53 anos falava sobre os aspectos negativos das redes sociais.
— Sou feliz por termos experimentado crescer, ser adolescente, estar na casa dos 20 e poucos anos sem esse aspecto de mídia social. Olha, a internet tem grandes intenções, né? Conecta as pessoas socialmente, faz networking. Isso remonta a como as jovens se sentem sobre si mesmas, comparam e se desesperam. Eu me sinto melhor em quem sou hoje, melhor do que nunca nos meus 20 ou 30 anos, ou mesmo nos meus 40 anos.
— Eu diria que em meus 30, 40 anos, passei por coisas muito difíceis, e se não fosse por isso, nunca teria me tornado quem deveria ser. É por isso que tenho tanta gratidão por todas essas coisas de m*rda. Caso contrário, ficaria presa sendo essa pessoa que estava com tanto medo, tão nervosa, tão insegura. E agora, não me importo.
Nesse momento da conversa, a jornalista Danielle Pergament, que estava na casa da atriz, pareceu confusa, então Jennifer explicou:
— Eu estava tentando engravidar. Foi uma estrada desafiadora para mim, a estrada de fazer bebês — contou ela sobre um "período de vários anos atrás".
— Eu não fazia ideia — admitiu a jornalista.
— Sim, ninguém faz — ela respondeu. — Todos os anos e anos e anos de especulação... Foi muito difícil. Eu estava passando por fertilização in vitro, bebendo chás chineses, você escolhe. Estava tentando de tudo. Daria qualquer coisa para que alguém me dissesse (no passado): "Congele seus óvulos. Faça um favor a si mesmo". Você simplesmente não pensa nisso. Então aqui estou hoje. O navio partiu.
Ainda que tenha sido um processo difícil, ela garante que não se arrepende.
— Tenho zero arrependimentos. Na verdade, sinto um pouco de alívio agora porque não há mais "Posso? Pode ser. Pode ser. Talvez". Não preciso mais pensar nisso.
Por anos, a mídia especulou as razões que levaram Jennifer a não ter filhos. Somada à dor pessoal do que ela passou, a artista ainda precisou lidar com a "narrativa de que eu era apenas egoísta", resume. Ela aproveitou a conversa para esclarecer que esse não foi o motivo pelo fim do seu casamento (ao que tudo indica, com o ator Brad Pitt, que acabou em 2005).
— Eu só me importava com a minha carreira. E Deus me livre que uma mulher seja bem sucedida e não tenha um filho. E a razão pela qual meu marido me deixou, por que terminamos nosso casamento, foi porque eu não lhe daria um filho. Era mentira absoluta. Não tenho mais nada a esconder neste momento — disparou.
— Fiquei tão frustrada. Daí aquele editorial que escrevi (para o The Huffington Post em 2016, criticando a mídia por sua obsessão por ela estar grávida e seu tratamento às mulheres, em geral). Eu estava tipo: "Tenho que escrever sobre isso porque é tão enlouquecedor e não sou sobre-humana ao ponto de não me machucar".
Questionada se ela se casaria de novo, respondeu:
— Nunca diga nunca, mas não tenho nenhum interesse. Adoraria um relacionamento. Quem sabe? Há momentos em que quero apenas rastejar e dizer: "Preciso de apoio". Seria maravilhoso voltar para casa e cair nos braços de alguém e dizer: "Foi um dia difícil".
Por fim, relembrou a relação com os colegas de elenco do seriado Friends.
— Nós realmente nos amávamos e cuidávamos uns dos outros. Não sei por que ainda ressoa tanto, não há iPhones (na série). São apenas pessoas falando umas com as outras. Ninguém fala mais um com o outro.