A separação da cantora Shakira, 45 anos, e do jogador de futebol Gerard Piqué, 35 anos, atual atleta do Barcelona, tem sido alvo de grande especulação da mídia. Os dois anunciaram o divórcio em junho deste ano após 11 anos de casamento. Em meio a boatos de traição, eles seguem em batalha legal pela guarda dos filhos e por bens que compartilharam durante a união, como um avião multimilionário e até a posse dos 15 Grammys da colombiana.
Na quinta-feira (15), os dois se encontraram em um escritório de Barcelona, na Espanha, para realizar um acordo, mas nem tudo saiu como o planejado, informaram jornais espanhóis. O atleta deixou o local menos de duas horas após o início do encontro, de cara fechada. Boatos dão conta de que os advogados do ex-casal não conseguiram chegar a um consenso sobre a guarda dos filhos.
Na porta do escritório, uma multidão de fãs e paparazzi esperava por eles. Enquanto Piqué recusou fotos e foi direto ao carro, a cantora, que permaneceu em reunião com os advogados por mais algumas horas, interagiu com o público, sorridente. A atitude foi interpretada por muitos como um sinal de vitória sobre o ex-marido.
Apesar do clima tenso, nem Shakira, nem Piqué querem levar o caso aos tribunais. Por isso, a expectativa é de que nas próximas semanas eles retomem as negociações por um acordo. Entenda o que está em jogo:
Avião de luxo
A disputa judicial inclui um avião particular avaliado em mais de R$ 100 milhões. De acordo com o jornal Prensa Libre, a aeronave Learjet 60XR tem capacidade para transportar dez pessoas e foi adquirida para possibilitar maior conforto para os filhos durante as viagens da família.
O jornal também afirma que Shakira e Piqué alugam o avião para uma empresa privada quando não o estão usando, com objetivo de reduzir "custos de manutenção". Este seria um dos motivos pelos quais nenhum dos dois quer abrir mão da aeronave.
Guarda dos filhos
Além da batalha na Justiça com o ex-marido, Shakira está sendo acusada pelo Ministério Público de Barcelona por fraudar 14,5 milhões de euros. No mês passado, o site Page Six afirmou que a artista pretende se mudar para Miami, nos Estados Unidos, em busca de apoio da família. Já o jogador pretende continuar morando em Barcelona, na Espanha.
A mudança de endereço da artista parece ser um ponto-chave nas discussões do ex-casal sobre quem ficará com a guarda dos filhos, Milan e Sasha, nascidos em 2013 e 2015.
Grammys
Sobrou até para os Grammys. Informações do jornal espanhol La Razón afirmam que os prêmios da cantora estão em um mostruário de uma empresa da qual Piqué é dono. Shakira já teria pedido os troféus de volta, mas, até agora, o jogador não devolveu. De acordo com a imprensa espanhola, o jogador pretende usar os prêmios como barganha para negociar os patrimônios na separação.
Dos 15 Grammys no currículo da cantora, três são da edição norte-americana e 11 são da edição latina. A colombiana ainda tem um troféu de honraria pelo conjunto da obra.