Meghan Markle, esposa do príncipe Harry, do Reino Unido, revelou em entrevista à revista The Cut, publicada nesta segunda-feira (29), que o duque "perdeu" a relação com seu pai, o príncipe Charles, após uma briga judicial contra o jornal Mail on Sunday. Ela também afirmou que, apenas por “existirem”, ela o marido “perturbaram a hierarquia”, em relação a terem se retirado da realeza e seus desdobramentos.
A duquesa também falou sobre diversos outros temas que acabaram despertando polêmicas na mídia global e, segundo fontes ouvidas pelo Page Six, as opiniões se dividem sobre a repercussão da publicação veiculada na semana dos 25 anos da morte da princesa Diana. A família real estaria preocupada que a data fosse "deixada de lado" em função das declarações de Markle.
De acordo com o Page Six, algumas pessoas próximas à ex-atriz saíram em sua defesa dizendo que ela "não tinha voz sobre quando a história seria publicada", visto que isso ocorreu apenas dois dias antes de os príncipes Harry e William relembrarem a perda da mãe, nesta quarta-feira (31), morta em um acidente de carro em Paris em 1997, aos 36 anos.
Contudo, outra fonte do Palácio de Buckingham teria dito ao Page Six que "parece que Meghan sempre precisa que haja algum tipo de referência a ela e a Diana" e que “nesta ocasião em particular, sua assessoria poderia ter solicitado que a história fosse publicada após o aniversário. Isso torna tudo sobre Meghan”.
Ao portal americano outraa fonte também teria dito que a intenção de Meghan com a entrevista seria a de promover seu podcast, Archetype (Arquétipos em português), lançado no dia 23 de agosto no Spotify.
O afastamento de Harry e Charles
Segundo a ex-atriz, Harry está processando a Associated Newspapers, editora do jornal Mail on Sunday, por um artigo publicado em fevereiro deste ano. O texto alega que o ex-membro da realeza tentou manter em segredo os detalhes de sua batalha nos tribunais para restabelecer sua proteção policial, que ele perdeu quando deixou os deveres da família no Reino Unido. “Harry me disse que perdeu o pai neste processo”, disse ela à revista, da mesma forma que Meghan acredita ter perdido o seu.
Markle também teve problemas com seu genitor, Thomas Markle, após ele não comparecer ao casamento dela, assunto que também foi trazido à tona pelo mesmo tabloide. Ela processou o veículo por invasão de privacidade e venceu em todas as instâncias, mas "não pensava que os eventos afetariam a relação de Harry com o príncipe Charles", como disse Meghan, relacionando ao que aconteceu no passado entre ela e seu familiar.
Saída de Meghan Markle e príncipe Harry da família real
O príncipe Harry e a duquesa Meghan Markle anunciaram a saída da família real em janeiro de 2020, se afastando dos deveres da monarquia britânica.
Na época em que decidiram deixar a família real, o casal causou uma turbulência nas relações com a realeza, visto que nenhum dos membros havia sido consultado sobre a decisão de Harry e Meghan, conforme noticiou a BBC naquele período. O Palácio de Buckingham confirmou seu desapontamento diante da situação ocorrida há mais de dois anos.
Aproximadamente um ano após a desvinculação do casal e da família real britânica, Harry e Meghan concederam entrevista a apresentadora americana Oprah Winfrey, e revelaram mais questões que levaram à decisão do distanciamento. Segundo a ex-atriz, parte do Palácio temia que Archie "nascesse com a pele escura". Por conta disso, não seria concedido o título de príncipe ao pequeno, muito menos direito à segurança — algo impreterível para um membro da monarquia inglesa — afirmou a duquesa Sussex.