Há um ano, um dos humoristas mais queridos e celebrados do Brasil morreu aos 42 anos, em decorrência da covid-19. Paulo Gustavo marcou a vida de muitas pessoas, entre familiares, amigos e fãs. Nesta quarta-feira (4), as redes sociais se encheram de homenagens ao artista.
Mãe de Paulo Gustavo, Déa Lucia compartilhou a seguinte frase: "Não é verdade que tudo passa... Tem coisas que ficam dentro de nós para sempre". Na legenda, resumiu o sentimento: "Muitas saudades de você, meu filho".
O médico Thales Bretas, viúvo de Paulo Gustavo, postou uma foto ao lado do humorista e dos filhos do casal, Gael e Romeu.
Não há como negar a sensação de que um pedaço de mim foi arrancado precocemente
THALES BRETAS
sobre a morte de Paulo Gustavo
"Hoje, 4 de maio, completa um ano que meus sonhos e projetos tiveram um freio de mão puxado bruscamente. Em 2021, em meio à pandemia de covid, vivi a partida do meu marido, companheiro de vida, pai dos meus filhos, com o qual passei muitos dos meus melhores momentos, realizei os meus maiores sonhos e idealizei tantas coisas por muitos e muitos anos ainda por vir. De repente, não pela primeira vez (e provavelmente nem pela última), percebi que os projetos na Terra não são só nossos, e que talvez há planos maiores a serem cumpridos - provavelmente em outro plano. Não há como negar a sensação de que um pedaço de mim foi arrancado precocemente", começou ele.
"Principalmente tendo sido vítima de um vírus para o qual já haviam desenvolvido vacinas que estavam sendo aplicadas pelo mundo. Mas a negação não ajuda no processo do luto. Faz parte, é inevitável, mas não te move. O que me moveu e move é o amor pelos meus filhos, pelo meu trabalho, pela minha família, pela vida que continua, e pelo privilégio de poder gozar, com saúde, de tudo que Deus me dá e que, sem o menor aviso prévio, também pode me tirar. A saudade é imensa, o amor é eterno, o laço que tivemos e toda história que construímos são infinitos! A nossa experiência, aqui na Terra, é passageira e imprevisível, e com o PG aprendi a viver o presente, o hoje como se não houvesse amanhã, sem precisar ser inconsequente! Obrigado, meu amor, por me fazer tão feliz e me deixar um presente (dois) e um futuro tão lindos", concluiu.
Em entrevista ao O Globo, Ju Amaral, irmã do artista, contou como tem sido os últimos meses.
— Dizer que não me revolto seria uma hipocrisia. Estou buscando na minha espiritualidade e fé esse entendimento e conforto. São muitas as dores presentes em mim. Não só pelo meu irmão, porque, assim como ele, milhares de pessoas morreram por falta de uma vacina que já existia.
Ela também reforçou a importância de se vacinar contra a covid-19 e pediu para que as pessoas continuem se protegendo com as novas doses do imunizante.
Amiga do humorista, a apresentadora Tatá Werneck também marcou a data nas suas redes sociais.
"Me pergunto como você deve estar. Eu sonho com você quase todo dia. Você já aparece com cara de 'fala, gente. Eu tava descansando'. Eu fico te perguntando nos sonhos sobre tudo. Você me diz que está bem. Já até gargalhou algumas vezes. Você deve estar satisfeito por ver tanta gente que te ama. Deve estar puto por ver gente que não era amiga se fazendo. Deve estar bolado quando alguém posta foto sua que você acha que não saiu bem. Você deve estar fazendo comentários incríveis. Sua maneira de ver a vida fez história. Sua vida fez história. Você é vida pura. Eu amo você", escreveu.
A atriz Mônica Martelli, mais uma amiga do artista, compartilhou uma galeria de vídeos em que os dois aparecem rindo e se divertido. Na legenda, lamentou a perda:
"4 de maio. Um ano sem você, um ano sem a sua alegria. Uma ano sem ouvir sua voz todos aos dias. Um ano sem fazer planos e projetos com você. Um ano sem ouvir suas opiniões sobre minha vida. Um ano sem fofocar nas madrugadas. Um ano sem rir de passar mal. Um ano sem um gênio que a vida me deu a oportunidade de conviver. Você faz muita falta meu amor. É difícil de entender. A vida sem você não é igual. Mas tudo que nós vivemos está fortemente guardado. Pra sempre".
A cineasta Susana Garcia, que dirigiu e roteirizou o filme Minha Mãe é uma Peça 3, compartilhou um longo desabafo sobre a dor de perder um amigo tão querido.
Tivemos uma amizade linda e intensa até o fim. E foi tanto amor, respeito e admiração que eu me sinto nutrida de você para sempre
SUSANA GARCIA
sobre a morte de Paulo Gustavo
"Hoje faz um ano que não te vejo, que não te sinto, que não gargalho com você. Aquela gargalhada que só você tinha. Eu não sei se eu ria mais com você por causa das suas brincadeiras ou por causa das suas risadas deliciosas. Essa parte de mim, essa minha alegria que só você me proporcionava, que era só sua, foi com você. Dizem que quando uma pessoa muito querida das nossas vidas vai embora, uma parte da gente vai junto. Eu pensei que, com o tempo, eu fosse digerir melhor o luto e a saudade. Mas a saudade só aumenta. Passei muitos meses sem conseguir ver um vídeo ou uma foto sua. Eu sentia dor física. A ruptura foi tão forte, foi uma quebra tão radical, que parecia que não existia mais a lógica que eu tinha estabelecido na minha vida. E a gente tem que se fortalecer pra conseguir encontrar uma continuidade. A vida se impõe", escreveu.
"Quando a morte se coloca como presença, a gente reavalia a nossa vida. A gente se pergunta quais os valores que a gente está usando pra escrever a nossa narrativa. E você sempre seguiu o caminho do amor. E você sempre teve pressa. Como diz Renato Russo, 'é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã'. E nós fomos assim. Tivemos uma amizade linda e intensa até o fim. E foi tanto amor, respeito e admiração que eu me sinto nutrida de você para sempre. Obrigada, Paulo Gustavo. Obrigada por você ter existido na minha vida", finalizou.
A modelo Caroline Trentini postou uma foto ao lado do humorista e escreveu: "Tudo é diferente sem você. TUDO!".
A atriz e humorista Samantha Schmütz também se manifestou.
"Paulo... são tantas coisas que gostaria de dizer que resolvi apenas agradecer pela oportunidade de caminhar ao seu lado por muitos anos da minha vida. Agradecer por merecer te amar e ser amada por você", publicou.
O humorista Fábio Porchat repostou um trecho de uma live que fez com Paulo Gustavo e falou sobre a dificuldade de aceitar a morte do amigo.
"Que loucura… Mais um dia em que eu preciso me convencer de que é verdade. Paulo Gustavo não está mais aqui. Eu sei que ele está, mas ele não está. Não era pra ser assim. Rir é resistir seguir em frente, Paulo Gustavo pra sempre".