Sabemos que a maternidade costuma ser uma jornada que envolve momentos de alegria aliados a grandes desafios – e estes últimos podem ser ainda maiores quando a gravidez surge cedo e sem planejamento. Reunimos sete famosas que foram mães jovens, com 19 anos ou menos, e falaram sobre suas experiências publicamente. Confira:
A cantora teve a primeira filha, Suzanna, fruto de seu relacionamento com o cantor Latino, quando tinha 17 anos. Hoje, ela tem 38 e a jovem, 21. As duas são bem grudadas e gostam de compartilhar momentos juntas do dia a dia nas redes sociais.
Em 2016, ao celebrar o aniversário da filha no Instagram, a artista relembrou a chegada da maternidade na adolescência.
"A primeira vez que te vi me apaixonei por você e pela missão que me era dada, mesmo sem saber ao certo o que ela queria dizer e como seria minha vida dali pra frente. Aos 17 anos, lutando pela felicidade de nós duas… Eu ainda tão jovem… Tanta responsabilidade… Cheia de certezas incertas (coisa de adolescente, sabe?)", escreveu, na ocasião.
"Olhei agora para minha vida lá atrás… Que orgulho de mim, afinal, sou tão forte (não me lembrava mais disso!). Começava ali, no dia do seu nascimento, a maior e mais profunda relação de amor verdadeiro! Exagerada como sou… Sim, cheia de excessos… Mimos… Cuidados… Cobranças… E muito, muito amor! Ao longo dos anos, aprendemos uma com a outra. Erramos, nos desculpamos, choramos juntas… Damos altas risadas e nos divertimos tanto também! Dessa maneira, construímos a relação de mãe e filha que eu sempre imaginei e sonhei ter com você! Obrigada, meu amor! Você é tudo que eu sempre sonhei e ainda melhor", concluiu.
A atriz e ex-bailarina do Programa do Faustão, hoje com 38 anos, foi mãe aos 16. Em participação no programa Encontro com Fátima Bernardes em 2017, falou sobre ter tido o filho, Juan, ainda na adolescência.
— Foi muito difícil. Eu também tinha que terminar o colégio, ele tinha que estudar... Todas as coisas que eu queria para mim, eu tinha que fazer por mim e por ele, dividir o tempo. Eu acho que foi difícil, mas ele é meu combustível. Todos aqueles momentos em que a gente acha que não vai conseguir, eu olho pra ele e vejo que tem uma pessoa que depende de mim. Ele acaba me estimulando muito, é a razão da minha vida — afirmou ela.
Juan Nakamura, atualmente com 22 anos, namora a atriz Erika Januza, de 36.
A atriz de 58 anos teve Cleo quanto tinha 19, fruto do seu relacionamento com o cantor Fábio Jr. No ano passado, ao responder perguntas dos seguidores em seu perfil do Instagram, Cleo, hoje com 39 anos, contou que sempre viu a mãe como inspiração.
— Foi muito inspiradora porque ela foi mãe solo com 19 anos. Ela trabalhava muito, não podia parar de trabalhar — relatou.
A modelo teve o filho primogênito, Zion, hoje com 18 anos, quando tinha 19. Em conversa com a apresentadora Thais Fersoza em seu canal do Youtube no ano passado, ela contou como engravidou sem planejar do jovem, que é fruto de seu casamento com o modelo Álvari Jacomossi.
— Foi nada programado. Eu estava no auge da minha carreira, minha mãe teve ideia de eu colocar DIU para ter certeza de que não ia engravidar. Estava no desfile em Milão e com muita dor nas costas. Fui em uma médica, que me examinou e falou: "O que é isso aqui?". E ela puxou. Me deu uma cólica. Mas, bom, se ela que é ginecologista não sabe o que é um DIU, como é que eu ia explicar para ela em italiano? Não sabia explicar em italiano. Deu três meses, fiquei grávida porque ela tirou meu DIU do lugar — relatou.
Emanuelle Araújo
A cantora e atriz, de 45 anos, deu à luz a filha Bruna quando tinha apenas 16. Hoje, a jovem tem 26.
— Ser mãe muito jovem é complicado, ainda mais quando não é algo programado. Eu tinha só 16 anos e vivia um momento importante de início de carreira. Porém, se aconteceu, o melhor que eu tinha a fazer era saber usufruir da situação. Essa experiência me fortaleceu ainda mais. Aliás, passado o impacto da notícia, logo senti que aquilo era coisa do destino. Está certo que, a princípio, foi um susto também para meus pais, mas eles me deram força e o acolhimento foi lindo. Ter vivido essa experiência me trouxe maturidade, mais segurança e ampliou minha visão de mundo — refletiu a artista em entrevista à revista Ana Maria no ano passado.
— Fui julgada e enfrentei comentários machistas e negativos. Reagi a todos eles. O julgamento vinha muito da convivência de escola. Uma garota grávida no colégio chama atenção. O que me blindou foi minha personalidade. Nunca deixei as impressões alheias me influenciarem. Quando você é uma grávida adolescente, todo mundo acha que você precisa de ajuda. Mas fui forte para dizer que ia criar minha filha do meu jeito — acrescentou.
MC Rebecca
A cantora de 23 anos descobriu a gravidez aos 18, quando estava no auge da carreira como passista. Na época, a chegada da pequena Morena, hoje com quatro anos, foi um choque tanto para ela quanto para os familiares. Mas, com o tempo, todos passaram a enxergar a novidade como uma benção.
— Ela me trouxe muita responsabilidade. Ter alguém que depende 100% de você muda a sua vida. Gosto de dizer que ela me fez renascer — contou a artista em entrevista à revista Glamour em maio deste ano.
Para a publicação, Rebecca ainda relatou que, quando a filha completou um ano, ela precisou mergulhar no mundo do funk e se sentiu culpada por perder momentos importantes ao lado da pequena.
— Eu passava muito tempo viajando e ela tinha praticamente acabado de sair do peito. Eu perdi momentos importantes da vida da Morena e me sentia culpada, mas era tudo por ela. Ela era a minha prioridade e eu sabia que, com o meu trabalho, eu iria lhe garantir um futuro melhor — explicou.
— Ser mãe jovem não foi tão difícil quanto ser mãe sozinha, negra e cantora de funk. É claro que também sofri preconceito por isso, mas eu já enfrento isso desde que eu nasci — acrescentou em outro momento.
A influenciadora, de 28 anos, tinha 17 anos quando deu à luz Davi Lucca, 10 anos, filho do jogador Neymar Jr. O casal não chegou a namorar, mas mantém um bom relacionamento até hoje.
Em uma entrevista ao canal Papo de Mãe, no YouTube, Carol falou sobre as dificuldades de ter engravidado na adolescência e contou que sofreu com os julgamentos alheios:
— Foi um baita de um susto. Eu não estava namorando o pai do Davi e foi uma coisa assim: descobri que eu estava grávida com três meses e meio. Eu era uma adolescente — disse, na ocasião.
A influenciadora contou ainda que chegou a se afastar da internet por um tempo por conta das notícias envolvendo o seu nome durante a gravidez. O nervosismo fez com que tivesse perda de líquido, um dos fatores para Davi ter nascido prematuro.
— Foi muito difícil ser mãe do filho do pai do Davi, que é muito famoso. Eu passei uns perrengues. As pessoas julgavam muito. A gente começa a aprender, a viver a vida. Mas naquela época eu ligava muito. Minha mãe tirou celular de mim. Não entrava na internet — revelou.