O príncipe Philip, de 99 anos, marido da rainha Elizabeth II, foi internado "preventivamente" no hospital King Edward VII, em Londres, na Inglaterra, após se sentir mal no Castelo de Windsor na noite desta terça-feira (16).
A informação foi confirmada por um porta-voz da família real à Associated Press. O Palácio de Buckingham adiantou que o duque de Edimburgo ficará internado a conselho de seu médico por alguns dias para "descanso e observação".
"A admissão do duque é uma medida de precaução, a conselho do médico de Sua Alteza Real, depois de se sentir mal. O duque deve permanecer no hospital por alguns dias de observação e descanso", diz a nota.
De acordo com informações do jornal britânico The Guardian, o príncipe foi de carro até o hospital e não foi uma internação de emergência. A publicação diz ainda que ele teria entrado no hospital sem ajuda. Uma fonte acrescenta que a doença não está relacionada ao coronavírus.
Tataraneto da rainha Victoria, como a própria Elizabeth, e de ascendência alemã, o duque nasceu em 10 de junho de 1921 na ilha grega de Corfu, como príncipe da Grécia e da Dinamarca, quinto filho e único homem da princesa Alice de Battenberg e do príncipe Andrew da Grécia.
Philip e Elizabeth se casaram em 20 de novembro de 1947 e completaram 73 anos de matrimônio no ano passado. Cinco anos depois da união, ocorreu a ascensão ao trono da rainha. Desde 2017, o príncipe está aposentado da vida pública.