Apesar da cirurgia para colocar próteses de silicone nos seios seguir entre as preferidas das brasileiras, o "tem que ter" já não cola mais - nem na moda, nem nos procedimentos estéticos. Por isso, são várias as mulheres que não encaram o desejo por peitos grandes como obrigatório e amam o próprio corpo do jeitinho que é.
Vem chamando atenção também o crescente número de mulheres que se arrependeram de ter feito o procedimento - e, pelos mais variados motivos, optaram pela cirurgia de retirada das próteses, chamada de explante mamário. Recordamos cinco famosas que passaram pelo processo e falaram abertamente sobre o assunto. Confira:
A modelo anunciou, em maio deste ano, que faria uma cirurgia para a retirada da prótese de silicone que colocou há 15 anos.
"Eles foram ótimos para mim por muitos anos, mas eu cansei. Eu gostaria de conseguir fechar um vestido do meu tamanho, deitar de bruços de forma confortável. Nada demais. Então não se preocupem! Está tudo certo. Eu ainda terei peitos, eles apenas serão completamente de gordura. O que é o que eles são de qualquer forma. Uma bolsa idiota de gordura", explicou ela em suas redes sociais.
Em 2009, a cantora e estilista removeu parcialmente as próteses colocadas nos anos 1990 e as retirou por completo em 2011. Em entrevista, explicou que a cirurgia foi fruto de sua insegurança e que sugeriria a sua versão mais jovem valorizar o próprio corpo.
— Provavelmente eu recomendaria: "Não faça bobagem com seus seios". Por anos eu neguei que foi algo estúpido, era um sinal de insegurança. Apenas valorize o que você tem —afirmou ela em entrevista à revista Vogue britânica em 2017.
Monica Benini
A designer de joias contou sua jornada com o silicone aos seus seguidores no mês passado. Casada com o músico Júnior Lima, ela relatou que colocou os implantes na época em que era modelo, influenciada por terceiros.
— Tive uma booker, que cuidava da minha carreira, que me falava para colocar silicone. Para deixar meu corpo mais harmônico. Isso nunca me incomodou! Eu era bem-resolvida com isso. Ela falava tanto, outras pessoas falavam também. Estava com tantos problemas pessoas, sem estrutura, que acabei sucumbindo — contou ela.
No desabafo, Monica ainda revelou que, com o passar dos anos, se deu conta de que não foi uma boa decisão ter colocado as próteses. Ela se submeteu à cirurgia há cerca de 12 anos.
— Não foi algo que me fez bem. Todo mundo colocava silicone, minhas amigas saíam com decotes, felizes, achando o máximo, e no fundo, quando olho para trás, nunca tive esse sentimento. Antes de colocar (silicone), eu colocava decote, biquíni, ficava bem. Depois que coloquei, parei. Não é um problema, é um relato pessoal — ponderou.
Nosso corpo é nosso templo. Alterar as nossas formas é muito forte
MONICA BENINI
Para finalizar, refletiu sobre como foi sua decisão de retirar as próteses.
— Por que não tirar? Somado a tudo isso, de não gostar a parte estética, preferia meu peito de antes. (...) Tem o fato de que combina muito mais comigo, de me aceitar do jeito que sou, não ter próteses. Estou muito feliz. Não sei nem explicar. Parece que ganhei um sopro de vida novo! Me reencontrei. Nosso corpo é nosso templo. Alterar as nossas formas é muito forte — disse.
Evelyn Regly
A influenciadora digital usou seu perfil do Instagram no início deste mês para comemorar a retirada de suas próteses de silicone. Na legenda da publicação, explicou que "foi do sonho ao pesadelo" desde que colocou os implantes pois teve problemas após a cirurgia.
"Estou livre do silicone! Quando quis colocar, só queria meu peito 'direitinho', porque eu não tinha filhos e parecia que eu tinha amamentado cinco", disse. "Foram noves meses com os seios abertos, correndo risco de infecção. Inúmeras idas à emergência e a médicos como mastologista, infectologista... Fui do sonho ao pesadelo", relatou, sobre os problemas que teve após colocar a prótese.
Na publicação, Evelyn recomendou que as seguidoras estejam atentas às possíveis complicações de uma cirurgia plástica.
"Tive uma série de problemas de saúde após o silicone, além de conviver com muita dor", afirmou.
A verdade é que, buscando melhorar, eu só piorei
FERNANDA NEUTE
sobre colocar próteses de silicone
Fernanda Neute
A youtuber, que costuma falar sobre estilo de vida e saúde nas suas plataformas, define as próteses de silicone como "uma das coisas que mais causou sofrimento" em sua vida. Em fevereiro, ela também optou pelo explante mamário.
"Por causa da minha tendência ao perfeccionismo, ficava constantemente procurando defeitos no meu corpo e formas de 'melhorar' tudo o que pudesse. Foi assim com o silicone. Uma tentativa de arrumar algo que nunca foi um problema real, mas eu tinha dinheiro (e na época achava que dinheiro resolvia tudo). Tinha tempo, já tinha 35 anos, então por que não fazer?", contou ela em seu Instagram.
Nas redes sociais, Fernanda relatou problemas de saúde que ela atribui às próteses.