Segundo um comunicado do Palácio de Buckingham, a rainha Elizabeth II falará aos ingleses e a Commonwealth sobre o surto de coronavírus. O vídeo, que irá ao ar às 17h (horário de Brasília), no domingo, foi gravado em Windsor.
As palavras da monarca são esperadas em meio ao crescimento de casos de covid-19 no Reino Unido — na sexta-feira (3), eram registrados mais de 3,6 mil mortes e mais de 38 mil casos confirmados .
E também pela proximidade de dois casos que ganharam notoriedade no país. Seu filho, o príncipe Charles, contraiu a doença e passou pelo período de isolamento. Depois, declarou, também em vídeo:
— Nenhum de nós pode dizer quando isso terminará, mas terminará. Até que isso aconteça, vamos tentar viver com esperança e, com fé em nós mesmos e nos outros, esperamos melhores tempos para vir — finalizou.
O herdeiro do trono também participou da abertura de um novo hospital em Londres , erguido em nove dias para tratar pacientes com coronavírus.
No dia 27 de março, foi a vez do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, testar positivo para covid-29 — ele está em isolamento após apresentar sintomas leves, como febre. Antes mesmo do diagnóstico, Johnson e a rainha já estavam realizando as reuniões semanais por telefone, como medida de segurança.