A cantora Alanis Morissette estrela a capa de maio da revista norte-americana Health. Na entrevista, publicada na terça-feira (7), Alanis, mãe de Ever, de nove anos, Onyx, de três, e Winter, de oito meses, falou sobre sua experiência com a depressão pós-parto.
— Com os meus dois primeiros filhos, era principalmente depressão, pensamentos suicidas e ansiedade. Mas a depressão estava tão na minha cara que a ansiedade era apenas música de fundo — contou ela.
Já com o último filho, foi diferente:
— Era principalmente ansiedade e quase nenhuma depressão. Eu vim a entender que isso é puramente animal. Com a amamentação, sua ocitocina aumenta muito. Então o cortisol aumenta muito, porque você está tentando proteger o bebê de um tigre em potencial com dentes de sabre. Você tem esses dois hormônios concorrentes. Idealmente, deveríamos estar acomodadas com, tipo, outras 51 mulheres, com caldos, sopas e calor enquanto o corpo está se reconstruindo, assim como sua identidade está se reconstruindo. Corta para os tempos modernos, onde o mundo é muito masculino, muito alfa, o que é completamente o oposto — refletiu.
A cantora ainda compartilhou como conversa sobre saúde mental e terapia com as crianças.
— Conversamos sobre terapia o tempo todo. "Para onde papai está indo? Oh, ele está indo para terapia. O que é terapia? Oh, terapia é onde alguém realmente ajuda você a entender seu coração, sua alma, sua mente, sua história e seus pensamentos". É importante para mim deixá-los sentir o tempo todo. Quero dar a eles a sensação de que não estão sozinhos, de que estou bem aqui.
Questionada por que decidiu posar para a foto de capa da revista amamentando seu filho, respondeu:
— Porque eu amo mulheres. Eu amo tanto mães. Se eu falar muito sobre isso, vou começar a chorar. Eu apenas acho que as mães são tão altruístas dia após dia. As mulheres estão arrasando o tempo todo. E muitas vezes sofrem silenciosamente, ou não tão silenciosamente, e ainda continuam sendo funcionais. E se pode haver um momento de descanso que meu humor em torno do assunto ou minha validação podem ajudar, foi por isso que fiz isso.