Meghan Markle já voltou ao Canadá depois de anunciar, com o príncipe Harry, seus planos de se afastar dos papéis de membros seniores da família real britânica. O casal surpreendeu muita gente com o comunicado, divulgado na última quarta-feira (8).
Segundo o editor de família real do ITV, Chris Ship, na mesma noite do anúncio a duquesa voou de volta para o país onde passou as festas de final de ano com o marido e o filho, Archie. Ship informou que o bebê ficou no Canadá com amigos do casal e por isso Meghan voltou às pressas.
Harry, entretanto, permanece na Inglaterra para negociar o afastamento com o Palácio de Buckingham. O jornalista informou que o escritório do príncipe já iniciou "conversas urgentes" com a rainha Elizabeth II, o príncipe Charles e o príncipe William sobre o assunto.
No comunicado, o casal disse que tomou a decisão após "muitos meses de reflexão e discussões internas". Além da renúncia aos papéis de membros seniores da família real britânica, os dois desejam "trabalhar para se tornar financeiramente independentes" e planejam dividir seu tempo entre o Reino Unido e a América do Norte.
O gabinete da rainha Elizabeth II divulgou uma nota oficial em resposta às novidades anunciadas pelo casal. O texto foi sucinto:
"Entendemos o desejo deles em adotar uma abordagem diferente, mas essas são questões complicadas que levarão tempo para serem resolvidas".
Segundo a imprensa britânica, a família real está magoada com a decisão. Nem a rainha e nem o irmão de Harry, o príncipe William, teriam sido consultados.