Uma publicação da atriz Luana Piovani no Instagram gerou polêmica nas redes sociais. No domingo (29), a apresentadora postou um vídeo em que ela recita a crônica intitulada Mamãe Noel, da escritora Martha Medeiros, que foi publicado no jornal Zero Hora em 1996.
"Sabe por que o Papai Noel não existe? Porque é homem. Dá pra acreditar que um homem vai se preocupar em escolher o presente de cada pessoa da família? Ele que nem compra suas próprias meias?", diz uma parte da crônica lida por Piovani.
O vídeo gerou discussões nas redes sociais, e Martha comentou sobre o texto em entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha. Para ela, a realidade mudou nesses 23 anos, e a crônica "caducou".
— Esse texto, ele se chama Mamãe Noel, ele viralizou, mas ele tem 23 anos. Esse texto foi publicado em 1996. Eu até acho que ele caducou um pouquinho. (...) Há uma nova geração de homens, super participativa — afirmou.
— Tem pais que são pai e mãe, tem filhos em casa, os filhos moram com eles, eles providenciam tudo também. Então eu acho que esse texto ficou um pouco antigo mesmo — completou.
A escritora, contudo, não crê que o texto estivesse errado para a época. Martha Medeiros reafirmou que, naquela época, "era bem isso mesmo".
— (As coisas) mudaram muito, e só temos a celebrar, a gente tá no caminho da igualdade. Claro que ainda não chegamos lá. Mas isso é um lado bom do Facebook também, que hoje em dia a gente questiona esses papéis. É bom que esse texto seja questionado. "Ó, isso aqui acontece ainda ou não acontece mais?" Isso aí é evolução, é repensar aquelas velhas ideias recebidas que a gente tem para colocar outra coisa nesse lugar — completou.
O ex-marido de Luana Piovani Pedro Scobby chegou a criticar a atriz e disse que a Mamãe Noel que ela se refere a funcionária de Luana que, segundo ele, é quem cuida das crianças.