Kate Middleton e príncipe William iniciaram nesta segunda-feira (14) uma visita ao Paquistão, país do Commonwealth (conjunto de nações que faziam parte do império britânico). Desde 2006, o Paquistão não recebia membros da família real britânica – e por isso o mundo todo está de olho nessa viagem.
Desde que desembarcou na capital Islamabade, a duquesa de Cambridge vem usando uma combinação que parece um vestido com calça. Trata-se de uma peça chamada shalwar kameez, um tradicional traje paquistanês, usado por homens e mulheres.
A peça, na verdade, consiste em uma túnica usada sobre uma calça, normalmente ampla. O modelo azul usado nesta terça (15) é da estilista Maheen Khan, designer local. A calça da duquesa, porém, era mais estreita.
No compromisso, Kate e William estiveram em uma escola para meninas. A duquesa vestia a mesma cor do uniforme das alunas. Veja o look completo:
O visual de Kate foi muito comparado ao usado pela princesa Diana em uma de suas três visitas ao Paquistão, em 1996. Para alguns, foi uma homenagem ao país, mas também à memória da sogra.
Hoje o shalwar kameez pode ser visto em vários estilos e formas. É o vestuário usado pela maioria das mulheres indianas, tanto para eventos casuais quanto para eventos formais.
O programa do casal real no Paquistão é mantido em segredo. Além de Islamabad, Kate e William deve visitar Lahore, a antiga capital do império mongol que governou o sul da Ásia entre os séculos 16 e 19 e com um rico patrimônio arquitetônico e religioso. Eles também são esperados nas montanhas do norte e perto da fronteira com o Afeganistão, a oeste, de acordo com o embaixador britânico no Paquistão, Thomas Drew.
* com informações da AFP