A Disney surpreendeu muita gente ao anunciar que Halle Bailey, atriz e cantora afro-americana de 19 anos, viverá a protagonista Ariel no live-action do clássico A Pequena Sereia.
Halle é do duo Cloe x Halle junto de sua irmã, Chloe Bailey – elas já foram indicadas em duas vezes ao Grammy. Ambas foram descobertas através de seus covers no Youtube por ninguém mais, ninguém menos que Beyoncé, e são contratadas dela desde então. Elas também participam do sitcom Grown-ish (spin off da série Black-ish).
A notícia da escolha por Halle foi dada pelo diretor Rob Marshall em um comunicado à revista Variety:
"Após uma longa busca, está abundantemente claro que Halle possui a rara combinação de espírito, coração, juventude, inocência e substância - além de uma gloriosa voz para canto - todas qualidades intrínsecas necessárias para interpretar este papel icônico", disse ele.
Eu não tenho nem palavras para descrever a emoção que tenho ao ver que mais um filme de tamanha relevância para a infância de milhões de pessoas terá uma versão com uma menina negra. Uma representatividade sem igual!
Como a maioria das princesas de Disney, Ariel foi representada como uma jovem de pele branca no clássico desenho animado. Obviamente, a escolha da atriz gerou polêmica e não agradou a todos. Desde que o live-action foi confirmado, o nome da protagonista era cercado de expectativa, e um dos mais cotados para o papel era o de Zendaya, outra atriz negra. E eu garanto que muitas mulheres negras estão bem satisfeitas e curiosas para ver como será tudo isso.
Halle está radiante e escreveu no Instagram: "Sonhos se realizam", na legenda de uma ilustração da personagem Ariel, de pele escura, olhos castanhos e cabelo preto.
Nos comentários, gerou-se um debate. Além de muitos elogios, fãs discutiram sobre a escolha – a torcida, em geral, é para manter os longos cabelos ruivos da personagem.
"Para mim, mudar o tom da pele é bom, mas acho que algumas pessoas queriam ver a Ariel que cresceram assistindo representada na vida real exatamente como eles imaginaram. Mas vou dizer que acho que o cabelo dela deveria pelo menos ser vermelho. É sua marca registrada. Eu não me importo com o tom de pele dela", escreveu uma fã.
"Eu entendo que a sociedade está se tornando mais inclusiva e é ótimo que garotas de pele escura possam ver suas princesas favoritas parecidas com elas também. Apenas deixem o cabelo vermelho", afirmou outra.
"Ariel é ruiva. Você pode mudar a cor da pele, seja o que for. Mas dê-nos a icônica cabeleira ruiva que todos nós merecemos", disse outra seguidora de Halle no post.
"Não me levem a mal, a garota Halle é linda e super talentosa. Eu amo o trabalho dela, mas isso não é sobre ela. É sobre mudar um personagem de infância que era tudo para muitas garotas", comentou mais uma.
Lembrando que Halle não é a única protagonista negra dos live-actions da Disney. Há quase um ano, a companhia anunciou um filme inédito contando a história de uma princesa negra africana, a Sadé, com atriz ainda não confirmada.
Duda Buchmann é blogueira que gosta de falar do mundo feminino, principalmente da mulher negra, e de inspirações que elevem a autoestima delas. Escreve semanalmente em revistadonna.com.