A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, de criminalizar a homofobia (preconceito contra gays, lésbicas e bissexuais) e transfobia (preconceito contra travestis e transexuais), foi celebrada por muitas pessoas nas redes sociais. Entre as famosas, a cantora Daniela Mercury e a esposa Malu Verçosa comemoraram a votação dos ministros.
"Vencemos ! A homofobia é crime no Brasil! Obrigada STF! Estou chorando emocionada!" escreveu a cantora no Twitter, logo após o fim da sessão.
No Instagram, ela postou uma foto das duas e disse: "Essa sensação de que a justiça foi feita é libertadora e nos enche de esperança. Parabéns para todos que lutaram! ".
Na manhã desta sexta-feira (14), a baiana publicou um vídeo usando um trecho de sua música Proibido o Carnaval, que gravou com Caetano Veloso e que diz: "Abra a porta desse armário, que não tem censura pra me segurar".
Por 10 votos a 1, ficou reconhecido que o Congresso, apesar de ter se omitido sobre o tema, é quem legisla sobre a homofobia e a transfobia. E por 8 votos a 3, a homofobia e a transfobia enquadram-se no mesmo tipo penal do artigo 20 da Lei 7.716/1989, que criminaliza o racismo.