A apresentadora Rafa Brites usou seu Instagram nesta sexta-fera (17) para refletir sobre o pós-parto e a cobrança para voltar a ter um "corpo perfeito" após a gestação – e como isso pode afetar a autoestima das mulheres. A gaúcha de 32 anos compartilhou com seus seguidores a imagem de um ensaio que fez de biquíni em novembro de 2017, nove meses após dar à luz Rocco, fruto de seu casamento com o jornalista Felipe Andreoli.
Na legenda, Rafa escreveu um longo texto se dizendo arrependida de ter feito a capa, já que a maioria das mães não consegue recuperar a boa forma tão rapidamente após a gravidez.
"Não quero julgar o veículo. Quero falar de mim. Preciso confessar que eu me arrependi. É tão louco como em pouco tempo mudamos tanto. Há 2 anos quando eu fiz, juro do fundo do meu coração: achava que essa imagem incentivaria as recém-mamães. 'Ei! Olha como podemos amamentar, recuperar o peso, a vida profissional...'Bora' fazer exercícios, aumentar a auto estima!'. Que engano o meu. Me desculpem", disse Rafa.
Para ela, a foto, ao invés de inspirar outras mães, pode ter efeito contrário.
"Essa imagem gera uma frustração. Gera uma comparação. O número de mulheres que tem essa facilidade em perder peso é muito pequeno. O número de mulheres que saem de uma gravidez livres de estrias, peitos em pé é quase nulo. Que podem fazer drenagem linfática no pós parto... é irreal. "Essa imagem não motiva. Essa imagem deve ter feito muitas mães se sentirem um lixo", escreveu.
Nos comentários, a maioria das pessoas elogiou a atitude de Rafa.
"Parabéns pelo crescimento espiritual e pela empatia em sua mais pura originalidade", disse uma seguidora.
"A postagem mais relevante do dia! Obrigada! ", afirmou outra.
"Sempre tão sensata Rafa! Obrigada <3 ", afirmou mais uma.
"Cara, eu sou muito sua fã! Você não tem ideia do quanto enriquece meus dias! Parabéns pela pessoa que vem se tornando, Rafa!", elogiou uma fã.