Não tem uma vez que Duda Fernandes passeie pelos corredores do Shopping Iguatemi, em Porto Alegre, sem que seja reconhecida. Quando vai a São Paulo para participar de ações e eventos de marcas de beleza, o tititi se multiplica. Pudera: é na capital paulista que se concentra a maior parte dos 2 milhões de seguidores que a gaúcha acumula no canal do YouTube que leva seu nome.
São mulheres (e homens!), com idade entre 18 e 36 anos, interessados em aprender todos os passos para conquistar uma pele incrível, os truques para arriscar o delineado gatinho e, claro, saber tudo o que Duda pensa sobre aquela paleta de sombras que é a mais comentada da vez.
Foi assim que a jovem de 27 anos viu seu nome figurar entre as maiores influenciadoras do país quando se fala em beleza – e conquistou números impressionantes nas redes sociais. Até o fechamento desta edição, somente no YouTube são 2.281 milhões de pessoas acompanhando todos os pitacos da blogueira.
– É estranho pensar que 2 milhões de pessoas te conhecem, sabem teu nome. É mais gente do que a população de Porto Alegre, sabe? – diverte-se a influenciadora de 27 anos, sentada no sofá do estúdio que montou no sótão de sua casa, na zona leste de Porto Alegre.
É do espaço que remete aos ambientes cobiçados do Pinterest – com direito a sofá cor-de-rosa, letreiro em néon e parede de tijolinhos brancos – que, quase todos os dias, a blogueira grava os tutoriais que acumulam centenas de milhares de visualizações. Mas não foi sempre assim. Há exatos sete anos, em janeiro de 2012, quando entrava no ar o primeiro post de seu blog, a vida de Duda passava longe da rotina atribulada que vive hoje, como uma das maiores influenciadoras de beleza do país. Em vez de viagens frequentes a São Paulo para trabalhos, a guria passava as tardes sem querer sair do sofá de casa.
A vida profissional que recém começava a se desenhar ganhara um baque duplo. Primeiro, perdeu a bolsa de estudos que havia conquistado para cursar a faculdade de Administração – e a família não tinha condições de ajudar a arcar com as mensalidades. Em seguida, saiu do emprego como caixa de loja de departamento. Duda ficou sem chão.
– Fiquei muito mal. Perdi o interesse por várias coisas, mal saía de casa – relembra. – Minha melhor perspectiva era estudar para conseguir um emprego melhor na loja em que eu trabalhava, ir para a área administrativa e sair da comercial. Quando perdi a bolsa, nada mais tinha sentido.
Naquele período turbulento, Duda passava horas e horas no computador zapeando entre blogs de beleza, como os precursores Just Lia, de Lia Camargo, e o Pausa para Feminices, assinado por Bruna Tavares. O namorado de Duda, Pablo Cardoso, logo percebeu o interesse além do habitual da guria no universo da beauté.
– Eram os momentos em que eu ficava menos apática. Até que um dia, ele me falou: “Que tal criar um blog para ti? Tu gostas tanto disso, e está precisando se distrair”. Lembro bem que respondi: “Será? Mas o mercado está saturado” – recorda, entre risos, ao pensar como o número de influenciadoras se multiplicou nos últimos anos. – Ele criou o site, comprou o domínio. Não tinha mais desculpa.
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Nas primeiras postagens do blog, primeiramente batizado de Pretty Poison – tudo a ver com a vibe “gótica” que ostentava na época –, o que se via era uma profusão de temas que começavam a revelar, pouco a pouco, quem era Duda Fernandes. Falou de sapatos, anéis, e deu dicas de lojas para comprar online. Mas um post em especial, ainda na primeira semana, mirava naquilo que se tornaria uma de suas paixões: a maquiagem. Duda compartilhou suas primeiras impressões sobre uma paleta de sombras da Lime Crime, marca gringa que virou assunto por conta de suas cores vibrantes e diferentonas. Mas, na época, ela ainda tinha dúvidas se seria esse seu tema principal no Pretty Poison.
– Demorei para me encontrar. Não sabia do que queria falar porque ainda não sabia me maquiar. Me maquiava terrivelmente mal – conta, entre risadas.
A sacada de Duda veio dos seus próprios interesses ao buscar novidades de beleza no Google. E, naquele momento, sua atenção estava voltada ao próprio cabelo: depois de anos e anos de madeixas loiras, submeteu-se a um corte químico (quando se tira a parte danificada dos fios) para se livrar dos efeitos da descoloração.
– Fazia progressiva na época. Meu cabelo era detonado, e as pessoas começaram a perceber que estava, aos poucos, melhorando. Como eu já tinha o canal, resolvi fazer um vídeo – conta.
Sem muita grana para investir em cosméticos e tratamentos para cuidar dos fios, Duda passava horas testando receitas caseiras. Aí, veio o estalo: se ela passava por esses perrengues, talvez interessasse a outras pessoas na mesma situação, sem pilas sobrando para investir e com vontade de se embelezar. E, assim, gravou um de seus primeiros vídeos.
– Fiz uma receita caseira com óleos vegetais, que eram pouquíssimo falados na época. Vivia atrás dessas receitinhas! Foi um dos poucos vídeos meus que bateu 10 mil visualizações na época, e aquilo para mim era viralizar, já que costumava ter 200 acessos por vez. Encontrei um assunto de que gostava de falar e que também me trazia audiência – recorda. – Fiquei reconhecida como a menina que sabia fazer o cabelo crescer e se recuperar.
Não deu outra: Duda se apaixonou por aquele universo que, mais do que beleza, lhe devolveu a autoestima depois de um período complicado. Quanto mais aprendia truques para lidar com o próprio cabelo, mais queria compartilhar com as seguidoras que não paravam de chegar.
– Logo depois (do corte químico), comecei a fazer cronograma capilar, que me ajudou muito a crescer na internet, era um assunto que pouca gente falava. Insisti muito nessa tecla, e as pessoas viam tudo o que eu ensinava refletido nos meus cabelos. O canal chegou a 200 mil seguidores naquela época – relembra.
E a make?
Na prática, Duda havia descoberto, quase que por acaso, um novo nicho do qual viria a ser referência. Mas seus olhos brilhavam mesmo eram com os batons, sombras e pincéis.
Vez ou outra, mostrava para as leitoras as comprinhas de beauté que fazia por aí. Só que havia um porém: o blog ainda estava longe de pagar os boletos no final do mês. Para mostrar novos cosméticos para as leitoras nos populares vídeos de “favoritos”, a solução foi recorrer à “boa vontade” do namorado.
– No início, eu era tão pelada de grana que pegava o cartão do Pablo e comprava coisinhas para ter conteúdo, porque tinha pouquíssima maquiagem. Várias vezes, ele teve que parcelar a fatura. Até que um dia, me disse: “Amor, desse jeito vou ter que mudar a senha”. Mas ele nunca mudou. Poderia ter feito, mas sabia que eu precisava e me entendia – conta.
Mesmo acompanhando os tutoriais de blogueiras-referência como Camila Coelho, Duda ainda sentia que não estava pronta para fazer da make um assunto seu. Queria falar e ensinar com propriedade. O empurrão que faltava veio quando uma empresa de Rondônia entrou em contato com ela para dar um curso de automaquiagem.
– Pensei: “Como assim? Eu nem sei maquiar, como posso dar um curso?” – questionava-se.
Duda partiu para a ação: juntou dinheiro e se matriculou em um curso no Senac. Com o diploma de maquiadora em mãos, passou a aprender cada vez mais por conta própria e a participar de todos os workshops que podia.
– Sabia que precisava ter conteúdo para crescer nas redes e ser relevante, então fui me especializar. Era dura de grana, mas tudo o que sobrava eu juntava para fazer cursos. Meu objetivo também era ser maquiadora – conta. – Aprendi muito com outras blogueiras. O YouTube ensina muito, mas chega uma hora em que você precisa colocar em prática. E ali (nos cursos) entendi por que a maquiagem que a Camila Coelho fazia não ficava igual no meu olho. Ficava horas na frente da penteadeira, errava e me frustrava, mas não desistia.
Pouco a pouco, os tutoriais de maquiagem que Duda passou a compartilhar no canal foram melhorando – à medida que ela mesma aprimorava sua técnica como maquiadora. O resultado, claro, apareceu em números.
Ascensão e (uma pequena) queda
O contador do canal de Duda Fernandes não parava de subir. Logo chegou a 500, 600, 700 mil seguidores... Até que estacionou. Com uma das mudanças de algoritmo do YouTube, que afetou diretamente os criadores de conteúdo da plataforma de vídeos, de 30 mil novos seguidores por mês, ela passou a ganhar apenas 10, 12 mil. O que, afinal, acontecera? Duda também percebeu que precisava mudar seu modus operandi. No anseio de se profissionalizar e mostrar conteúdo, a blogueira se esquecera de mostrar às seguidoras quem ela verdadeiramente era: a guria que ama maquiagem, mas que erra, derruba o pincel no meio do tutorial, fala bobagem em frente às câmeras.
– Meus vídeos estavam no piloto automático. Gravava por obrigação e não por prazer. Não estava sendo eu mesma. Não falava o que queria por medo, tinha receio de perder o que havia conquistado – confessa.
Depois de dividir suas angústias com as seguidoras em um vídeo intitulado “Eu Errei com Vocês”, que rapidamente superou as 150 mil visualizações, Duda bolou uma estratégia para fazer o canal retomar o crescimento. Criou o projeto #DudaTodoDia – que, como o nome indica, tinha como objetivo trazer diariamente um novo vídeo ao canal. A meta era ambiciosa: para além de reconquistar quem a acompanhava, queria chegar ao número de 1 milhão de inscritos.
– Me puxei muito para ter ideias. E, a cada vez que postava, percebia mais retorno em relação aos vídeos anteriores. Pensei: “Vou ser eu mesma, e quem gostar que fique comigo”. Não era a blogueira comportadinha, sabe? Sou bem moleca, estabanada, falo palavrão, não tenho frescura. Acho que as pessoas cansaram da imagem de blogueira perfeitinha. Não é todo mundo que é assim, e sempre tem alguém que vai se identificar com quem eu sou.
Com o canal prosperando, a blogueira criou quadros que estão entre os preferidos do público até hoje, como o Duda Transforma, em que ela ajuda mulheres com problemas de autoestima a se enxergarem mais bonitas por meio da maquiagem ou com dicas de como cuidar dos cabelos. Da garota que tinha dificuldade de lidar com seus fios cacheados à mulher de pele madura que não sabia se maquiar, as histórias reais e “gente da gente” rendem vídeos que já chegaram a 2 milhões de views. Outra aposta da youtuber é o #SinceriDuda, série de vídeos em que a guria compartilha, sem meias-palavras, resenhas sobre os produtos que compra ou que recebe das marcas. Um dos vídeos, intitulado “Testei a Pior Base da Minha Vida”, já ultrapassou os 3,9 milhões de acessos.
– Meu objetivo é fazer com que as seguidoras comprem assertivamente e não joguem dinheiro fora – explica. – É por isso que também parei de fazer conteúdos me preocupando com o que as marcas iriam pensar. Não que eu mentisse, mas não falava de um produto que era ruim para não me queimar e deixar de fechar trabalho. Hoje, acho que se a marca não conseguir encarar minha crítica como positiva para melhorar, não é uma marca com que vale a pena trabalhar – entrega.
Em menos de quatro meses de maratona com vídeos diários, Duda atingiu o tão sonhado primeiro milhão de inscritos em janeiro de 2017. Era o incentivo que faltava para colocar todo gás de novo no canal. Para além dos tutoriais de make e as dicas de cabelo, viu o interesse de suas seguidoras crescer sobre assuntos da sua própria vida – é por isso que vídeos em que mostra os detalhes da reforma de sua casa, a organização do closet e até momentos mais íntimos como um final de semana em Gramado renderam tantos views. Quem segue Duda acompanhou as viagens dela aos Estados Unidos – e, claro, as muitas comprinhas de maquiagem e beleza –, a mudança de casa e, mais recentemente, o pedido de noivado. Foi por isso que Duda repetiu a dose e, em 2018, passou meses levando conteúdo novo todos os dias. O objetivo, claro, virou outro: bater os 2 milhões. Por uma coincidência daquelas, a meta foi alcançada exatamente no mês de outubro, tal qual a primeira vez.
Para comemorar o feito, Duda promoveu uma festa em Porto Alegre com tudo o que era a sua cara, a começar pela décor e os looks de toda a família em vermelho, sua cor preferida. Como convidadas, além dos amigos e todos os que a ajudaram a alcançar o número, seguidoras também estiveram presentes.
Vida de blogueira
Hoje, Duda se divide entre as múltiplas funções que fazem da vida de blogueira um trabalho de verdade – e bem atribulado, por sinal. Ao contrário do que muita gente pensa, a carga horária em função do canal é puxada: a rotina da youtuber começa por volta das 11h, quando acerta os últimos detalhes para liberar o vídeo do dia, e, muitas vezes, ultrapassa as 22h. Depois do almoço, é hora de se dedicar às gravações: ela costuma gravar de dois a três vídeos por dia, para ter material pronto no período em que estiver em viagens profissionais. A rotina inclui ainda tempo para interagir com as seguidoras e responder a comentários, produção de fotos para as redes sociais e acompanhamento de todos os detalhes da edição dos vídeos.
– Nunca é um dia muito típico. De 2017 para cá, tem sido uma montanha-russa. Nos dias em que viajamos, a gente fica doido, nem dorme direito – conta.
Para conseguir lidar com tudo, ela conta com o auxílio da família, que hoje compõe sua equipe. A irmã, Deise, virou assistente pessoal de Duda: é ela que assume funções que vão desde responder a e-mails até marcar consultas médicas. A mãe ajuda a manter a organização da casa.
– Às vezes, é ela quem me lembra de parar para comer – ri Duda.
Pablo, o (agora) noivo, fica com a parte comercial: cuida das finanças, negocia as ações da blogueira com as marcas de cabelo e beleza. O irmão mais novo, Matheus, é responsável pela edição dos vídeos, tarefa que a própria Duda fazia antes – mas que, com o crescimento do canal, precisou terceirizar.
– Fico muito feliz de ter minha família comigo. É ótimo trabalhar com esse clima mais caseiro – conta.
Com esse time por trás, a meta de Duda é dedicar-se ainda mais ao canal em 2019, mas também quer focar em outros projetos. Planeja dar mais cursos de make neste ano, função que ficou para trás na correria de 2018.
Outra meta é abrir sua própria escola de maquiagem em Porto Alegre – que pretende dividir com outros profissionais para ensinar todos os truques de embelezamento para quem a acompanha. Também está no radar a ampliação da linha de maquiagem que leva seu nome, lançada com a marca Arela Make Up. E, claro, manter o canal mais ativo do que nunca.
– Meu sonho é continuar criando conteúdo que interesse e ajude as pessoas. Não quero somente
ter 10 milhões de seguidoras. Se acontecer, é uma consequência do meu trabalho.
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