Um dos momentos mais aguardados do Miss Universo é o desfile de trajes típicos, no qual as representantes de cada país revelam em seu figurino traços da sua cultura de origem. A miss Brasil 2018, Mayra Dias, que nasceu em Itacoatiara, no Amazonas, irá usar uma peça que é tipo dois em um.
Assinado por Helerson da Maia e confeccionado por artistas de Parintins, o figurino terá elementos das duas principais festas culturais do Brasil, a festa do Boi-Bumbá e o Carnaval. O detalhe mais interessante, porém, é que o traje de Mayra terá uma transformação durante o desfile.
No primeiro momento, a miss surgirá vestida como índia. Ao ativar um dispositivo fixado na roupa, o traje se torna um beija-flor.
– O beija flor é uma ave que existe em todo Brasil, sendo assim uma figura ideal para esse momento de transformação. Após acionado o mecanismo surgem simultaneamente uma asa se abrindo e em seguida batendo, com uma cabeça de beija flor formando uma ave completa com movimentos. A intenção é que os expectadores assistam uma índia se transformar em um beija flor – comenta Helerson.
Candidatas de mais de 90 países disputarão o título de Miss Universo neste ano. Nas redes sociais, a torcida por Mayra é grande, com a hashtag #Mayravilhosa. O concurso será no dia 16 de dezembro, na Tailândia, e terá transmissão da Band TV.
Mayra venceu o Miss Brasil em maio, representando o Amazonas. Ela tem 27 anos, é jornalista e natural de Itacoatiara, município localizado a 271 km de distância de Manaus. Mayra tem 1.75 de altura e 56 quilos.
Na biografia de Mayra, no site do Miss Universo, diz que a brasileira espera defender as causas ambientais da Amazônia, que acredita ser uma questão mundial, se conquistar a coroa. Ela tem trabalhado na defesa do meio ambiente, aumentando a conscientização sobre as questões do desmatamento.
Leia mais: