A modelo finlandesa Lola Pahkinamaki, hoje com 26 anos, fez um comovente desabafo sobre sua luta contra a anorexia. Ela enfrenta a doença desde os 16, quando começou a fazer dietas restritivas para emagrecer. Rapidamente, a modelo perdeu muitos quilos e desenvolveu o transtorno alimentar.
"Eu comecei a emagrecer aos 16 anos porque achava que estava acima do peso e queria melhorar minha imagem, mas as coisas começaram a ir longe demais", contou ela em entrevista ao Daily Mail.
Lola chegou a pesar 45 kg. Hoje pesa 54 kg. Em sua conta no Instagram, ela posta o antes e depois e fala sobre o que passou.
Lola relatou que a doença foi desencadeada por vários motivos diferentes - problemas na infância e dificuldades de relacionamento com a família, além de bullying na escola e autoestima baixa. Ela só começou a se recuperar depois que os médicos disseram que ela morreria se não melhorasse – alertaram, inclusive, sobre o risco de seus ossos quebrarem por causa do baixo peso.
A modelo é conhecida como Barbie e, apesar de ainda ser magra, diz que, enfim, se curou da anorexia, após uma longa batalha.
"Eu me chamo de 'Brain Barbie' porque eu entendo muito bem que a verdadeira beleza vem de dentro da cabeça", ponderou.
Lola enfrentou a anorexia com mais gravidade em duas ocasiões. "Eu sei que é uma batalha mental. Quando seu cérebro parece bom e saudável, você se sente bem e saudável. E quando você se sentir bem e saudável, você realmente parece bem e saudável", pontuou.
Quando criou uma rotina de exercícios combinada com alimentação saudável, Lola passou a adotar e compartilhar os benefícios desse estilo de vida.
"Em um ano, eu perdi peso comendo saudavelmente. Comecei a fazer exercícios e amei o jeito que me sentia", relatou.