A jogadora Marta ganhou o Brasil e o mundo faz tempo. Na quinta-feira, ela foi anunciada pela ONU Mulheres como Embaixadora da Boa Vontade. Com o título, a atacante vai lutar (ainda mais) pela igualdade de gênero e empoderamento, inspirando mulheres e meninas a desafiar estereótipos, superar barreiras e seguir seus sonhos e ambições, inclusive no esporte.
Marta Vieira da Silva tem 32 anos e é a maior artilheira da história da Seleção Brasileira, superando o jogador Pelé. E essa não é a primeira participação de Marta em projetos da ONU. Ela já foi embaixadora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), cujo objetivo é trabalhar para erradicar a pobreza no mundo.
Conheça outras curiosidades sobre a vida da “Rainha Marta”:
Ela foi criada pela mãe
Marta nasceu no pequeno município de Dois Riachos, em Alagoas, em 1986. Cresceu em uma família humilde do cerrado do Nordeste. O pai abandonou a mulher e os quatro filhos quando Marta tinha apenas um ano de idade. A mãe, Dona Tereza Vieira de Sá, criou as crianças.
Ela jogava futebol descalça na rua e era evitada pelos meninos
Desde pequena jogava futebol de rua. Muitas vezes descalça, ela sofreu muito preconceito por gostar do esporte e era evitada pelos garotos.
Ela fez mais gols que Pelé
Marta entrou na Seleção Brasileira em 2003 e é a maior artilheira da história vestindo a camisa verde e amarela. Em 2015, a camisa 10 superou a marca de 95 gols de ninguém menos que Pelé.
Ela é a única a ter os pés gravados na Calçada da Fama do Maracanã
Marta foi a primeira (e até então única) mulher ater os pés gravados na calçada da fama do Maracanã. Pelé, Zico, Romário e Garrincha são alguns dos nomes que figuram ao lado dela no seleto grupo.
Cinco vezes a melhor do mundo
Marta ganhou 5 vezes Bola de Ouro pela Fifa. Cinco vezes consecutivas! É o mesmo número dos craques Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.
Leia mais:
:: Marta é eleita uma das 20 atletas mais dominantes do mundo ao lado de apenas outras quatro mulheres