Nicole Kidman é a aniversariante do dia. Viva! A atriz nascida no Havaí e filha de pais australianos, completa 51 anos nesta quarta-feira, 20. Com títulos como Moulin Rouge! (2001), Os Outros (2001) e Australia (2008) no currículo, ela continua arrasando nas atuações, como no seriado Big Little Lies, e, ao mesmo tempo, levanta a bandeira de causas femininas como violência doméstica e machismo.
Relembre momentos em que Nicole Kidman arrasou nos discursos:
Violência doméstica
A atriz foi a vencedora da categoria Melhor Atriz de Minissérie ou Filme da 69ª edição do Emmy. Ela foi premiada pela série Big Little Lies, em que interpreta Celeste Wright, uma advogada que é alvo de violência doméstica. Ao agradecer pelo prêmio, ela fez um discurso emocionante:
– Nós colocamos o holofote sobre a violência doméstica. É uma causa complicada e traiçoeira que acontece muito mais do que podemos imaginar. É preenchida por vergonha e segredos e vocês, me concedendo esse prêmio, colocam luz em um caminho obscuro. Muito, muito obrigada.
Idade é só um número
Após ganhar como Melhor Atriz de cinema em 2017 no Glamour Award, concedido pela revista americana, Nicole empolgou a plateia com seu discurso de agradecimento e reafirmou que a idade é apenas um número:
– Quero falar para as mulheres que nada se acaba aos 40, como muita gente diz. Nós estamos apenas começando. E começando ainda melhor aos 50.
Oportunidade para mulheres depois dos 40
Outro discurso que deu o que falar foi no SAG Awards, quando Nicole aproveitou o momento para abordar o ageísmo em seu discurso de agradecimento pelo prêmio de melhor atriz pela minisérie Big Little Lies:
– Apenas imploro que a indústria permaneça conosco, porque nossas histórias finalmente estão sendo contadas. É apenas o começo, e estou muito orgulhosa de fazer parte de uma comunidade que está instigando essa mudança. Mas imploro aos roteiristas, diretores, estúdios e patrocinadores que coloquem paixão e dinheiro por trás de nossas histórias. Provamos que podemos continuar a fazer isso, mas apenas com o apoio da indústria, e desse dinheiro e paixão.
O discurso da atriz foi um momento importante para o movimento Time’s Up, criado por atrizes e funcionárias da indústria cinematográfica para denunciar assédio no ambiente de trabalho.
Abuso sexual
Em entrevista ao site The Hollywood Reporter, Nicole revelou ter surtado após filmar as cenas de abuso sexual sofridas por sua personagem em Big Little Lies.
– Não consegui sair do chão. Lembro do diretor pôr uma toalha por cima do meu corpo. Me senti completamente humilhada e devastada. Quando cheguei em casa, joguei uma pedra em uma porta de vidro. Claramente estava expressando toda a minha raiva em relação àquela cena.
Leia mais: