A general view shows comedian Jimmy Kimmel delivering a speech during the opening of the 90th Annual Academy Awards show on March 4, 2018 in Hollywood, California. / AFP PHOTO / Mark RALSTON Ashley Judd, Annabella Sciorra e Salma Hayek foram vítimas de assédio no cinema - Foto: AFP
1 | O discurso de Frances McDormand
Ao receber o Oscar de Melhor Atriz por Três Anúncios para um Crime, Frances McDorman fez um discurso emocionante de Frances McDormand destacando a necessidade de mais igualdade de gênero em Hollywood e convidando todas as indicadas em todas as categorias desta edição a se levantarem e celebrarem umas às outras. Mais: ela destacou que elas tinham histórias para contar e que deveriam ser procuradas para novos trabalhos.
2 | Uma boa tirada de Emma Stone
Ao anunciar os indicados na categoria Melhor Diretor, Emma Stone fez questão de destacar: "Esses quatro homens e Greta Gerwig criaram essas obras-primas". E arrancou aplausos da plateia.
3 |As tiradas certeiras do apresentador
O apresentador desta edição, Jimmy Kimmel, não tinha muito como fugir do assunto. Eis as melhores tiradas da noite sobre o movimento de mulheres contra o assédio e por mais igualdade:
“O Oscar é o prêmio mais respeitado de Hollywood: as mãos estão onde deveriam ser vistas e não tem pênis. É, literalmente, um estatuto de limitações. É o tipo de homem que precisamos agora mesmo nesta cidade”.
"Percebam o quão perdida está Hollywood quando fala de mulheres: fizemos um filme chamado Do que as Mulheres Gostam* e o protagonista foi Mel Gibson. É tudo o que precisam saber.”
“Wonder Woman lembra-nos uma época do passado na qual os estúdios não acreditavam em um filme de ação com uma mulher protagonista: março de 2017.”
“Obrigado, Guillermo [del Toro], lembraremos deste ano como o ano em que os homens fizeram tanta cagada que as mulheres começaram a sair com anfíbios.” (referindo-se ao longa A Forma da Água).
4 | Trans entra para a história
Uma Mulher Fantástica foi o primeiro filme estrelado por uma pessoa transexual a levar o Oscar. O nome que fez história foi o de Daniela Vega. O filme chileno ganhou o prêmio de melhor longa estrangeiro.
Foto: AFP
5 | Um momento exclusivopara o movimento Time´s Up
Um bloco especial apresentado por Salma Hayek, Ashley Judd e Annabella Sciorra – todas elas vítimas de assédio sexual e/ou violência sexual praticados pelo produtor Harvey Weinstein – celebrou o momento que Hollywood vive hoje:
“É uma honra estar aqui esta noite. Este ano, muitos falaram suas verdades e a jornada à frente é longa, mas aos poucos, um novo patamar já surgiu”, disse Annabele.
“As mudanças que estamos testemunhando estão sendo conduzidas por poderosas novas vozes, diferentes vozes – as nossas vozes – juntando-se em um coro poderoso que diz: chegou a hora”, destacou Ashely Judd.
“Nós saudamos estes imparáveis espíritos que enfrentaram impressões preconceituosas a respeito de seu gênero, sua raça e sua etnia para contar suas histórias”, finalizou Salmna Hayek.