Natalie Portman foi uma das atrizes que denunciou as diferenças salariais de Hollywood | Foto: AFP Patricia Arquette em discurso inflamado após receber o Oscar, em 2015 | Foto: AFP :: #DonnaRetrô: O ano do empoderamento e das hashtags feministas :: Emma Watson fará pausa na carreira para se dedicar ao feminismo :: Nova campanha de conscientização alerta para o assédio no Carnaval
A 89ª edição do Oscar, a mais tradicional premiação do cinema mundial, ocorre no próximo domingo, dia 26, e, se seguir o roteiro dos primeiros eventos da temporada, promete ter muito ativismo e discursos inflamados.
Ao longo dos últimos anos, as atrizes de Hollywood não deixaram as diferenças salariais escondidas, como o assunto era tratado antes da atual movimentação à favor das mulheres e seus direitos. Entre as artistas que já expuseram problemas ao negociar valores com renomados diretores estão Natalie Portman e Meryl Streep.
Ao contracenar com Ashton Kutcher no filme Sexo sem compromisso, lançado em 2011, Natalie recebeu três vezes menos que o ator, por exemplo. Os dados foram revelados pela atriz em entrevista à revista Marie Claire apenas em janeiro deste ano.
Patricia Arquette, premiada como melhor atriz coadjuvante pela atuação em Boyhood, foi além do discurso de agradecimento na edição 2015 do próprio Oscar. Ela dedicou a vitória a “todas as mulheres que dão a luz, a todos os cidadãos que pagam seus impostos, que lutam pelos direitos iguais a todos".
– De uma vez por todas, precisamos de um pagamento igualitário para todos. E direitos iguais a todas as mulheres dos Estados Unidos da América – acrescentou a atriz que, anos depois, afirma ter perdido papéis em outras produções devido à crítica.
Nem a sempre ovacionada Meryl Streep, de 67 anos, escapa. Apesar de colecionar indicações ao Oscar, ela revelou, em 2015, que o sexismo hollywoodiano é mais comum do que suas notícias na mídia. Indicada este ano pela atuação no filme Florence Foster Jenkins, ela confirmou que continua recebendo menos que seus parceiros de cena.
Outras atrizes indicadas são Emma Stone, Natalie Portman e Ruth Negga. Para a noite de gala, estão confirmadas performances de Justin Timberlake, John Legend, Sting.
Leia mais