Por Natasha Heinz, especial
Tatiana Weston-Webb tinha apenas três semanas de vida quando deixou Porto Alegre com a mãe, a ex-bodyboarder Tanira Guimarães. Destino: Havaí. Lá, a guria cresceu e conheceu o surfe, que acabou virando sua profissão. Agora, ela se prepara para uma nova estreia, desta vez na TV: na quarta-feira vai ao ar o programa que leva seu nome no canal pago OFF. Justo quando a Tatiana estará em solo brasileiro disputando o campeonato mundial de surfe:
– Tenho certeza de que, depois da estreia, a minha vida no Brasil vai ser bem diferente – afirmou em entrevista para a Revista Donna.
Naturalizada havaiana, Tatiana encarou as ondas sobre uma prancha pela primeira vez aos oito anos. Cinco anos depois, foi campeã nacional dos EUA aos 13, conquistando o terceiro título aos 16.
– Meu irmão (Troy) foi quem me inspirou, porque ele começou a surfar. Quando eu era criança, copiava tudo o que ele fazia. Então, comecei a surfar também e me apaixonei pelo esporte – contou Tatiana, que também é filha de pai surfista, o inglês radicado nos EUA Doug Weston-Webb.
Divulgação, Canal OFF
Aos 20 anos, comemorados na última segunda-feira, Tatiana encara a segunda temporada como surfista profissional, competindo pela bandeira havaiana na Liga Mundial de Surfe, em que o Estado é considerado à parte do time dos EUA. E já em seu ano de estreia como profissional conquistou o título de “Rookie of the Year”, como a jovem atleta que mais se destacou em 2015. Todo esse reconhecimento a deixa otimista para o futuro:
– Acho que estou surfando bem, mas mal posso esperar para me tornar uma surfista ainda melhor.
Divulgação, Canal OFF
Em 13 episódios, o programa que leva seu nome acompanha a rotina da guria em treinos e competições passando por Austrália, Brasil, Indonésia, Califórnia, Portugal, França e Maui durante o WCT de 2015. Não vão ficar de fora os momentos de lazer ao lado da família e do namorado, o surfista brasileiro Jesse Mendes, com quem está há quase dois anos.
Apesar de nunca ter morado no Brasil, Tatiana sente que o país teve influenciou sua formação, inclusive como profissional.
– Minha origem brasileira trouxe muito sucesso – reconhece. – Acho que sou tão entusiasmada por causa da cultura brasileira e da forma como fui criada.
No Brasil para a etapa nacional do WCT, o campeonato mundial de surfe, Tatiana aproveitaria a deixa para visitar a família, incluindo a capital gaúcha.
– Sempre visitei Porto Alegre ao longo da minha vida e continuo voltando. Amo essa cidade – contou, em inglês, por escrito, já que não domina totalmente o português. – Sempre penso na minha avó e nas histórias que minha mãe conta de quando ela era criança. É uma cidade muito especial para minha família. Eu e minha mãe nascemos aí, ela cresceu em Porto Alegre, e isto a tornou a pessoa que é hoje.
Fora do mar, Tatiana chama atenção por outros motivos: os looks. Com várias fotos de biquíni, exibindo o corpo sarado e os cabelos plantinados, a página dela no Instagram tem 124 mil seguidores. E é só passar os olhos nos comentários para ver que os elogios à beleza da surfista dominam. Mas a surfista já declarou mais de uma vez que dispensa a imagem de musa. Quer mesmo é mostrar que trabalha duro para se tornar a melhor profissional possível. Esse é, inclusive, um dos principais objetivos no programa de TV: dar visibilidade ao surfe feminino para encorajar mais meninas a aderirem ao esporte. As surfistas mulheres vêm ganhando notoriedade, diz Tatiana, mas ainda falta cobertura da mídia para alcançarem os homens:
– É maravilhoso ser uma surfista profissional. As mulheres que surfam ganharam muito respeito e trabalharam muito para chegar no nível em que estamos.
Mas é hora de ir além:
– Mais marcas poderiam investir no surfe feminino do que no masculino, e tenho certeza de que isto vai acontecer logo – conclui.
Tatiana Weston-Webb estreia no Canal OFF no dia 18 de maio, às 22h.