O discurso de Lupita Nyong'o ao receber o Oscar de melhor atriz coadjuvante no último domingo inspirou muita gente. Com a estatueta em mãos, a queniana deixou a mensagem sobre ser possível realizar sonhos, independentemente de quem você é. O poderoso recado teve como base a carreira da top model Alek Wek, que Lupita admite ter sido sua motivação para tentar a carreira de atriz. Falando no evento Black Women in Hollywood, contou como Alek afetou positivamente sua vida:
- Me lembro de um tempo em que não me sentia bonita. Eu ligava a tevê e só via mulheres brancas. Eu era motivo de chacota pela minha pele negra. Mas tudo mudou quando Alek Wek apareceu. Modelo famosa, ela era negra como a noite, estava em todas as revistas e passarelas. Todos comentavam como ela era linda - revelou.
Segundo Lupita, a quebra de paradigma sobre o que era considerado belo, lhe deu forças para perseguir os sonhos e finalmente se ver como uma mulher bonita:
- Um dia Oprah Winfrey disse que Alek era linda. Eu não conseguia acreditar que as pessoas estavam aceitando uma mulher que se parecia tanto comigo como um exemplo de beleza.
A inspiração vem do Sudão
Nascida no Sudão em 1977, Alek não sabe exatamente o dia em que nasceu, pois na região onde vivia, as pessoas não guardavam datas de aniversário. Sua família se mudou para a Inglaterra quando ela tinha 14 anos. A estreia no mundo da moda aconteceu aos 18. Fez campanhas para Victoria's Secret, Calvin Klein e outras grandes grifes. Hoje, é membro do U.S. Committee for Refugees' Advisory Council, ajudando a chamar atenção para a situação crítica dos refugiados do Sudão.