O móvel brasileiro marcou presença em Milão, a capital mundial do design durante sua semana mais famosa, que voltou a acontecer após dois anos de pausa por conta da pandemia de covid-19. De acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Associação Brasileira de Indústria de Móveis, o evento contou como mais de 40 marcas brasileiras, que levaram peças selecionadas, com a assinatura de designers e alto padrão com foco em sofisticação e sustentabilidade.
Neste cenário, confira as parcerias incluindo profissionais e empresas gaúchas que se destacaram com seus trabalhos:
Studio Marta Manente +Modalle
A designer gaúcha Marta Manente marcou presença no Isaloni em Milão com peças para uso em áreas externas desenvolvidas com a paulista Modalle: a luminária Jericoacoara, feita como com macramê de cordas náuticas entrelaçadas à mão, e a mesa lateral Andros, cujo desenho orgânico é inspirado nas barreiras de corais marinhos e feito com madeira náutica de teca, tubo de alumínio e concreto unicelular.
Sier Móveis + Henrique Steyer
A Sier Móveis apresentou a coleção Carminha com design assinado pelo arquiteto Henrique Steyer. Na coleção a madeira é protagonista com marcenaria de curvas e encaixes singulares em cadeiras e poltronas, entregando uma estética elegante.
— A sutileza estética da forma nos remete às cadeiras de balanço de antigamente — afirma Ismael Reis, diretor-presidente da marca.
O foco são produtos duráveis e atemporais, fruto de fabricação que mescla tecnologia a técnicas artesanais.
Sierra Móveis + Marcelo Bilac
A Sierra Móveis, de Gramado, levou a Milão duas de suas peças assinadas pelo designer Marcelo Bilac: a poltrona e o pufe Nonna, com inspiração e raízes na herança italiana no Brasil, com trabalho feito à mão.
Sua assinatura são as "curvas essenciais da madeira e do couro que como em um abraço acolhedor, fundamenta a obra". As cores remetem à década de 1960, com leitura contemporânea de linhas curvas que conferem leveza.
Saccaro + Vinicius Siega
A aposta da Saccaro na mostra italiana foi a mesa de jantar Vértice, assinada pelo designer Vinicius Siega. Disponível em lâminas especiais, como em madeira de Jequitibá e de Nogueira, a peça explora a torção de planos para gerar um produto cenográfico e construtivo.
Desenhada para tampos de grandes diâmetros, sua forma traz faces angulares, cortes e dobras que dão movimento.
Mariana Prestes + Moroso
A designer gaúcha Mariana Prestes expôs três projetos na Milan Design Week: Exodus, Curve e Saudade. O último, por sua vez, se destaca com um sofá modular que pode ser configurado em diversos layouts.
Com design de base acolchoada curva e encostos em diferentes alturas como "uma onda que cruza e conecta as partes do sofá".
A peça foi desenvolvida para a marca Moroso sob direção de arte de Elena Salmistraro no Master em Design de Produto e Móveis do Instituto Marangoni Milano.
Tramontina + Bruno Faucz
Em solo italiano, a Tramontina apresentou a linha Mood, recente projeto de design assinado por Bruno Faucz. São poltronas, sofás, chaises, mesas e bancos fabricados em madeira Jatobá certificada, permitindo dez variações de móveis em conjuntos montáveis e desmontáveis pelas formas modulares.
A madeira tem acabamento ecoclear e tecido impermeável para maior resistência à umidade. A Mood será vendida em lojas especializadas no Brasil e exterior.