Com estilo clássico definido pelo mobiliário do antigo apartamento, coube ao escritório Mola Arquitetura, dos arquitetos Débora Innig e Arjuna Turcarelli, conduzir a distribuição funcional e a reforma das peças. Como 'cereja do bolo", propostas estratégicas, como manter a cama com medida standard (1,40m x 2m), possibilitando o desenho de uma bancada junto à janela para uso de notebook e a criação de bolseries em gesso – o que poupou alguns centímetros que seriam perdidos caso optassem pelos painéis tradicionais de madeira. Para criar o contraste, a moldura está pintada em branco absoluto e as paredes de off-white. A mesma decisão garantiu o uso de um baú de apoio. A decoração também partiu de itens que o casal já tinha comprado em viagens.
– Na pesquisa de estilo, nos inspiramos na funcionalidade de bons quartos de hotel, onde tudo está pensado para atender o usuário. Analisamos também muitas referências americanas de dormitórios clássicos porém sem exageros decorativos. A cor azul-aqua era um antigo sonho da moradora, que garimpou em suas viagens, parte importante dos objetos que trazem esse tom. Optamos por trabalhar com uma paleta de cores e materiais azul, branco, espelhos, cristais e laca fosca – explica Débora.
Os criados-mudos, também aproveitados do antigo apartamento, revelam o lado de cada um dos moradores pelo uso de desenhos assinados por artistas plásticos: o dele criado por Ernesto Scheffel, o dela, um trabalho de Walmor Correa.
Molduras
Os bolseries de gesso foram escolhidos por não roubarem espaço como os painéis de madeira. As persianas são de poliéster.
Composição
A cômoda da Tok&Stok, linha Devon, foi combinada com o espelho clássico.
Aproveitamento
A mesa para notebook tem 42cm de profundidade. A passadeira é da Zara Home.
Reciclagem
O armário do antigo quarto do casal foi transformado: portas centrais deram espaço para um nicho da TV e foram reaproveitadas na entrada do cômodo.