Um reflexo do planejamento do proprietário deste apartamento para morar sozinho pela primeira vez é visto no conceito do projeto do arquiteto Luciano Teston.
Despojada e urbana, a caixa cinza idealizada pelo profissional (o teto é da mesma cor das paredes e semelhante ao tom do piso) não tem excessos:
– Tudo que está nos ambientes tem um porquê – explica Teston.
Com revestimentos desgastados e bastante compartimentado, o imóvel passou por uma reforma de atualização e ganhou propostas que dispensaram interferências visuais entre os recantos, como a bancada de vidro da cozinha e o estar com um amplo sofá em formato de L. Nem a televisão é vista como uma peça solta na composição: faz parte de uma instalação de fotografias, logo acima do móvel em laca desenhado sob medida.
– Fala-se muito em integração e como ela proporciona um uso flexível dos espaços. É, de fato, um recurso que melhora a sensação de amplitude. Aqui é possível ver, pois o apartamento não é grande – conta o arquiteto sobre o imóvel de 80 metros quadrados.
O painel de madeira, além de incluir a proposta de aconchego, cria um elo visual entre dois pontos importantes para o dono da casa: a cozinha e a churrasqueira. Nesta região, de forma central, está o ponto de cor que foge da neutralidade, o azul da mesa de jantar, com cadeiras assinadas Eames Chair.
O visual da madeira se repete no banco que também é usado como mesa lateral de apoio, da loja Contemporânea.
Nas eletrocalhas do teto, a proposta cênica se faz presente com uso de lâmpadas PAR 20 e AR70, ora voltadas para o centro da sala, ora para iluminar pontos de destaque, como as persianas metálicas de 50mm.
Caixa conceitual
A pintura do teto é a mesma das paredes (Zepelim, da Coral) e garante um efeito de caixa ao compor com o piso, modelo Portland, da Portinari, com placas de 90cm x 90cm.
O sofá batizado de Amadeus, da loja Contemporânea, é uma aposta despojada na sala, com as costuras aparentes. Laca preta foi a escolha para o móvel do home theater, desenhado sob medida.
Painel de fundo
A lâmina Nogueira Americana é um dos destaques ao fundo, criando um volume com o aparador de granito preto que se estende até a churrasqueira. O azul da mesa é o toque intenso da paleta.
Sem barreira visual
A bancada da cozinha é em vidro temperado e colado com cola UV - ao fundo, na parede, o revestimento são as pastilhas da linha Plutão, da NGK.
Na foto acima, o carrinho de apoio é o modelo Win, da Tok&Stok, com desenho inspirado no design dos anos 1950. Sobre a mesa de jantar, o pendente é de alumínio escovado.