Cozinha projeto da arquiteta Camila Cavalheiro. Foto: Marcelo Donadussi/Divulgação Beleza catalã: os móveis sob medida desenhados por Camila Cavalheiro foram trazidos de navio de Barcelona. Os furos na chapa de 25mm, com distâncias de 20cm entre si, permitem que sejam colocadas, conforme a necessidade, diferentes prateleiras e pinos. Foto: Marcelo Donadussi/Divulgação A opção branca também pode ser vista de forma semelhante no instagram @onelittlespace. O quadro metálico Foto: One Little Space, Reprodução A opção com inspiração industrial é da Tok&Stok. Foto: Tok&Stok, Reprodução A Meu Móvel de Madeira tem em seu catálogo esta versão branquinha. Foto: Meu Móvel de Madeira, Reprodução
Repare na foto desta linda cozinha abaixo: as paredes não chamam a atenção logo de cara? Em compensado naval, o painel em estilo de pegboard (chapa perfurada para uso de pinos ou ganchos) é prático e cheio de estilo. Dos anos 1950, período em que se popularizaram nos Estados Unidos, aos dias de hoje, quando ressurgiram acompanhando a tendência do design nórdico, os painéis são boas apostas feitos sob medida ou comprados prontos.
– O pegboard saiu das garagens americanas e reapareceu com novos usos e caras. Nesta cozinha (foto abaixo), surge como herança de estética nórdica que veio comigo, depois de trabalhar muitos anos em um escritório de origens catalã e dinamarquesa – conta a arquiteta Camila Cavalheiro, que morou uma década em Barcelona e selecionou para a Revista Donna algumas dicas:
COMO USAR
• Nesta cozinha (foto acima), Camila usou o compensado naval. Mas, em ambientes que não têm o problema de umidade, as possibilidades ainda são maiores: madeiras (teka, tauari, OSB, pínus), MDF, chapas metálicas pré-perfuradas ou com furação personalizada e telas aramadas quadriculadas.
• Quando a chapa é grossa (como as de 25mm), é possível encaixar pinos de madeira. Se a chapa for fina (as metálicas e de tela aramada), a sugestão é encaixar ganchos.
• No hall de entrada, servem como chapeleiro para pendurar casaco, guarda-chuva, chapéu, chaves...
• No closet, são uma boa ideia para organizar cintos, cachecóis, bolsas, gravatas, bijuteria, sapatos. A chapa pode ser colocada atrás da porta de entrada para não perder espaço de prateleiras nas paredes.
• Na lavanderia, a dica é usá-la para pendurar vassoura, escovas, rodo, luvas etc.
• No escritório, aposte na chapa para para pendurar porta-lápis, tesoura, durex: uma boa solução para economizar espaço nos home offices, que nem sempre dispõem de uma bancada grande.
Leia mais: