O início do ano é também tempo de prever as tendências no décor para os próximos meses. Alguns materiais e cores já despontam como apostas. E o melhor: todos podem ser usados de forma simples e prática, sem exigir uma reforma completa ou grandes gastos.
O visual de casa da vovó revisitado segue em alta e pode ter um novo representante: o granilite. Visto em cozinhas e banheiros de projetos com referências retrô, também aparece em estampas de tecidos, lambe-lambes e papéis de parede. No quesito cores, as marcas de tintas e institutos de pesquisas voltam as suas atenções para a força do girl power e apostam em tons relacionados à feminilidade. Escolhemos cinco apostas para dar a largada no ano.
GRANILITE
A estampa do sofá da marca online Muma (foto acima) é referência aos granilites – mistura de cimento, areia e água com partículas de diferentes tamanhos de mármore, granito e minerais. Muito usado em pisos e bancadas em décadas passadas, o visual ensaiou um retorno no último ano e deve ganhar espaço nesta temporada. Quem quer opções mais práticas pode escolher como desenho do papel de parede.
RELEVOS
As texturas são sempre bem-vindas, mas agora estão ainda mais valorizadas. Os tecidos ganham toque extra com os relevos e podem ser aplicados em almofadas e mantas, como estes modelos do ateliê Luciana Andrade (na foto, uma produção feita especialmente para a Entreposto de São Paulo).
FLORAIS
Uma natureza fantástica, colorida e com jeito de obra de arte: os tecidos seguem com os florais grandes e de cores intensas no ano que se inicia. O com fundo preto é da Manjabosco Décor, e o de efeito de aquarelado, da Donatelli.
CERÂMICAS
Outra paixão antiga que vai ganhar espaço são as cerâmicas artesanais. As peças de Fernanda Zissou são delicadas e românticas – até o broche de pássaro pode ser adaptado para a decoração sem medo.
CORES
A paleta batom, com cores femininas, é a maior aposta cromática do ano (entre eles, os tons rosas, ameixa e groselha), como na roupa de cama da Trussardi, vendida na Camicado. Quem quer mais intensidade, pode seguir a ideia da Pantone, que elegeu o ultravioleta como o queridinho da vez.
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