A dupla preto e branco é um coringa na decoração. Essa poderosa e atemporal combinação funciona em qualquer estilo, do clássico ao contemporâneo, mas também requer alguns cuidados. A sugestão do arquiteto Rafael Kroth é adicionar variações de bege e de cinza, o que resulta em uma combinação menos óbvia e rígida entre tons claros e escuros:
– Projetar um ambiente totalmente em preto e branco é arriscado sob pena de ficar muito conceitual ou sem graça.
Para o arquiteto Luiz Humberto de Albuquerque, o P&B circula com maestria entre diferentes estilos, do industrial ao luxuoso:
– É possível ter um ambiente elegante e aconchegante em preto e branco, tudo depende dos objetos, dos elementos e dos materiais utilizados. Mais simples ou mais sofisticada, é uma combinação poderosa.
Por isso, antes de comprar tudo em P&B, avalie o que você tem em casa, o espaço disponível e o estilo que deseja.
Dê um toque retrô revestindo a parede ou parte dela com adesivo em padrão geométrico. Este em vinil, da Dia de Maria, é atóxico e autocolante
O tecido em estampa pied-de-coq aliado aos pés torneados remete imediatamente ao estilo clássico como neste pufe Chanel
Um tapete de padrões bem definidos e repetitivos, como este da By Kamy, imprime um ar modernista
Este lustre de seis braços e pendentes em cristal da Premier é uma releitura do modelo tradicional com um efeito “uau” extra em função da cor preta
♦ Comece com branco em paredes e móveis, pincelando o preto em almofadas, tapete, mesa auxiliar e luminária. Se quer ousar, adquira um móvel de qualidade e de efeito em preto, ou reforme um antigo com acabamento na cor.
♦ Invista em materiais de qualidade e naturais, ensina Luiz Humberto. Em vez de poliéster, opte pelo algodão. No lugar do laminado, prefira madeira. É mais caro, mas o acabamento e a aparência são superiores.
♦ Componha as paredes com fotografias P&B, criando uma minigaleria de arte.
♦ Amplie a paleta para tons de cinza (do chumbo ao claro) e bege (off-white e areia, por exemplo) e não fuja dos tons vivos. Mesmo que o P&B domine, mescle com outras cores, especialmente em objetos afetivos ou utilitários.