:: Madeira pínus ganha status na decoração: saiba como usar a tendência em móveis :: Saiba quais são as cores de 2017 para a decoração: o que combina com a sua casa?
Comprar cama estilo box requer um ponto extra na hora de pensar o décor e o conforto do quarto. Além de mostrar um tanto da personalidade do dono do ambiente, a cabeceira também deve ser funcional.
– A cabeceira evita que a parede fique com manchas, riscos e arranhões, por exemplo. Quando usamos a madeira, ainda tem a adição de aquecer o ambiente, pois é um material isolante térmico. É uma questão de conforto completo – explica a arquiteta Karen Feldman.
Leia mais:
Em um bate-papo com o Donna, Karen, que já se destacou em mostras de arquitetura por seus projetos de dormitórios, elencou uma série de dicas técnicas (como a relação entre o tamanho do quarto e o projeto da cabeceira) e as possibilidades que esse item pode trazer para a composição do espaço.
Neste projeto da arquiteta Laura Florence, a cabeceira foi integrada ao home office. Prático e cool
Sugestão para quem quer uma opção em conta: as arquitetas Aline Menezes de Azevedo e Barbara Rigobello apenas pintaram a cabeceira desta cama
PULO DO GATO NA DECORAÇÃO
• Para destacar a cabeceira, e ainda ajudar nos momentos de leitura ou relaxamento, uma dica é colocar led atrás da cabeceira, mesmo tendo abajures nas laterais da cama (o que é sempre bom). A fita led atrás da cabeceira garante um ar moderno e cria um ambiente acolhedor.
• A colocação de obras de arte e quadros sobre a cabeceira é interessante.
• Madeira, couro e tecidos laváveis são as melhores opções, pois são fáceis de limpar.
• Para quartos mais modernos, usa-se desenhos mais retos. Já os românticos ficam lindos com versões estofadas. Neste caso, é uma boa opção impermeabilizar o tecido para evitar alergias.
• Quando usar nichos, eles devem iniciar de uma altura de 1,20m em relação ao piso e mais uns 30 ou 40cm de altura.
ESCOLHA CONFORME O TAMANHO DO QUARTO
Cabeceira baixa e longa
• Para um quarto estreito, com pouco espaço nas laterais. O ideal é que ela ocupe todo o comprimento da parede, e que seja baixa (entre 30cm e 40cm acima da altura da cama). Isso ajuda a alongar o ambiente.
• Também é uma opção para quartos com pé-direito muito alto, deixando o ambiente mais agradável.
Cabeceira proporcional
• Neste caso, a liberdade é infinita, mas Karen considera ideal ter mais ou menos a metade do tamanho da parede e com o mínimo de 30cm para cada lado da cama.
• Uma boa altura para a cabeceira da cama é 120cm, pois é o tamanho do colchão tipo box (um dos mais usados hoje) mais o apoio do travesseiro.
Cabeceira alta
• Funciona muito bem em quartos com pé-direito baixo, assim passa a sensação de um espaço mais alto. Regra muito parecida com pessoas que usam listras verticais para parecerem mais magra e/ou mais alta.
NAS REDES
Estes dois perfis do Instagram são fontes de inspiração para Karen Feldman. Muitas cabeceiras lindas são vistas por lá:
Leia também: