Plantas penduradas em ganchos também acompanham as tendências de tecnologia e estilo. Depois do visual afetivo das samambaias da década de 1970 e das orquídeas que sempre lembram casas de família, a paixão pelo paisagismo ganhou praticidade e muitas opções.
Recém-chegada ao mercado, a Matagal foi criada pelas arquitetas Karina Copetti e Nicole Bertolucci. A ideia inicial era focar em hortas, uma paixão da dupla. Então, criaram bolsas que podem comportar até 10 quilos de terra, mais a água da rega.
Leia mais:
O visual despojado fica por conta do tecido de lona 100% reciclado – na parte de dentro, outro tecido semelhante ao usado na engenharia para construção de estradas garante que os temperos respirem e cresçam mais saudáveis. O reservatório que recebe até 400ml de água mantém a terra úmida por até cinco dias. Outra boa ideia das bolsas é a possibilidade de transportar pela casa, conforme a decoração – e a posição solar.
Também apaixonada pelo efeito suspenso, a bióloga Adriana Schüler, da Bendito Verde Paisagismo, cria as suas versões com musgo e corda (foto abaixo). O resultado é lindo e exige poucos cuidados: rega com borrifador uma vez por semana. Mas Adriana tem uma dica de ouro: como não é possível trocar a terra que fica dentro do arranjo, a cada três meses vale misturar à água um adubo líquido, encontrado facilmente em floriculturas.