As necessidades de uso múltiplo para um espaço causam a mesma familiaridade do que a metragem da sala deste apartamento: apenas 16 metros quadrados, a exemplo de grande parte dos imóveis. Assim como pensar em soluções sob medida, são os pequenos cuidados de circulação e até mesmo as escolhas estratégicas que tornam eficiente um projeto enxuto.
Assinada pelas arquitetas Carolina Fasolo Franceschetto e Letícia Alegrette Paludo, do escritório Soul Arquitetura, esta proposta de interiores precisava prever estar, jantar e home office separados por poucos passos.
– Muitas pessoas optam por transformar a abertura na parede em uma rouparia, por exemplo. Mas, neste caso, eles precisavam do office e não tinham como abrir mão de um dos dois quartos – explica Carolina.
Para a arquiteta, é importante pensar sempre em um visual social para as soluções funcionais. "Todos precisam de armários", ressalta, acrescentando que é possível prever ideias de prateleiras e mais nichos que se estendam para áreas de circulação, sem abrir mão de nenhum centímetro das paredes do apartamento.
O tom acinzentado foi eleito para o porcelanato do piso, e o off white, para as paredes. No painel da TV, com 1m30cm de largura, a melamina amadeirada também estende-se para a parte inferior da bancada americana, com tampo de laca branca com vidro sobreposto.
DICAS PARA ESPAÇOS PEQUENOS
> Neste living, a mesa foi encostada na parede para permitir uma melhor circulação no dia a dia. Mas, em momentos de casa cheia, é possível afastar o móvel e usar as cabeceiras. As duas banquetas da cozinha foram compradas com altura regulável já prevendo esse uso versátil.
> No estar, as profissionais investiram em mesinhas laterais – modelos com design esguio e ferro preto e vermelho –, também para não criar barreiras no caminho, como seria caso optassem por mesa de centro. Para dar um toque acolhedor, a escolha do tapete foi por um modelo de cores fortes.
> O espelho é estratégico para imprimir amplitude. Porém, é interessante colocá-lo em frente a uma área ampla, como a cozinha americana. Se neste projeto fosse em frente à parede da TV, por exemplo, não teria efeito.
> A TV foi instalada com braço flexível, o que permite ser vista de diferentes recantos da sala.
Veja mais fotos do projetos: