Foto: Marcelo Donadussi / Divulgação
Foto: Marcelo Donadussi / Divulgação
E se você pudesse escolher não só a planta do seu apartamento e o bairro do seu prédio, mas também seus vizinhos? Cansados de procurar o imóvel ideal em Porto Alegre, o casal de arquitetos Rodrigo Maya e Luiza Campana projetou um condomínio em parceria com amigos e familiares. O início da jornada começou com a procura do terreno: o eleito, no bairro Rio Branco, tinha 9m90cm de frente, principal desafio na hora do projeto. Neste espaço de 27m60cm de comprimento, foi possível construir seis apartamentos, sendo duas coberturas com churrasqueira, do exato jeito sonhado por todos.
Leia outras matérias do Casa&Cia
O edifício - executado pela Manifesto Arquitetura, com projeto estrutural do engenheiro civil Antônio Luiz Piccoli - foi construído em alvenaria com blocos de concreto celular. Além de proporcionar mais conforto térmico às unidades, o recurso diminui o tempo de obra, com menos resíduos. Isolantes acústicos também foram utilizados tanto nas lajes quando nas instalações hidráulicas para amenizar o ruído.
Na decoração de interiores do duplex de 163 metros quadrados habitado pelo casal de arquitetos, Rodrigo e Luiza capricharam no principal elemento da cobertura: a escada. Como seria integrada à sala e à cozinha, deveria ser um elemento leve. A solução foi compor os degraus com chapa metálica, pintada com epóxi.
- Tínhamos pouco espaço para vencer o vão. O desenho ficou marcante, bem como queríamos - conta Rodrigo.
Em contraste com o branco do piso inferior, no andar superior tons mais escuros no mobiliário de madeira e no piso, bem como toques de laranja nas cadeiras da churrasqueira, conferem astral descontraído ao ambiente. A iluminação em spots, disposta em trilhos aparentes nos dois andares do apartamento, também evidencia a proposta despojada do imóvel.